MATÉRIA MÉDICA – Abrahcon
CAUSTICUM
REINO MINERAL- MIASMA SICOSE
Preparado de potassa de Hahnemann
- Adequado às pessoas de cabelos escuros e fibras rígidas; fracas, psóricas, com tez excessivamente amarelada, pálida; sujeitas a afecções nos tratos respiratórios e urinários.
- Agressivo em potencial.
- Alheamento, enquanto faz algo, sempre sente como se tivesse que fazer outra coisa de maior importância, ainda que não saiba o quê, ele reflete nisto, ainda que não pense em nada.
- Alucinações típicas (vê pessoas muito grandes).
- Andar instável e quedas freqüentes, em crianças pequenas.
- Anarquismo político: será a manifestação de algo anárquico em sua essência; o Causticum pretende um mundo como prolongação de sua desarmonia; a excentricidade política (fora do centro) não é alheia a seu afastamento de outros centros; diz e atua afastado de uma ordem comum, é extravagante; ademais seu fanatismo mostra um distanciamento do centro, também seus membros se afastam do centro para ampliar sua base de sustentação quando caminha.
- Angústia nostálgica do paraíso, quando tinha proteção, onde estava protegido e não tinha medo de fracassar e, conseqüentemente, a covardia não estava presente; angustiado e pálido.
- Ansiedade de consciência.
- Apreensão grande diante de qualquer acontecimento; desesperado.
- Autoritarismo vem acompanhado de quadro reumático.
- Avaro, egoísta.
- Aversão ao casamento.
- Avidez de simpatia e proteção.
- Caminha bem quando caminha rápido, se caminha lentamente não domina o espaço; caminha separando as pernas e dando passos curtos para não cair.
- Cautela, antes de dormir, revista toda a sua casa, verifica se as janelas e portas estão trancadas e os aparelhos elétricos estão desligados.
- Censurador, crítico.
- Cicatrizes, especialmente queimaduras e escaldaduras, que se inflamam e se tornam dolorosas novamente.
- Clássico polemista, o eterno espírito de contradição, o anarquista de comitê; quando exalta sua agressividade se torna discutidor, desprezando toda norma social.
- Compaixão intensa pelo sofrimento alheio.
- Compassivo e com falta de confiaça em si mesmo.
- Conflito consigo mesmo.
- Crianças delicadas, sensíveis, pelo propensa ao intertrigo;
- Crianças lentas para aprender a andar.
- Crianças : cautelosa, é a criança que vai observar, vai meditar, antes de meter-se nos jogos do parque e compartilhar com os outros, porém, é imprevisível; dependentes dos pais, não têm coragem para pular do trampolim da piscina, desanimam na primeira bolada que recebem, não vão ao escorregador e só participarão de atividades se seus pais estiverem juntos; está cheia de imaginação, com medo do anoitecer, crer ver fantasmas e aparências, ocupado em pensamentos de morte com inquietude e grande ansiedade, tem a ilusão de estar morrendo, muito enferma; com pavor, não olha nem para os lados no consultório, pois teme o desconhecido, não tendo a menor curiosidade; retardo grave psicomotor, reconhecido pela linguagem (criança não aprende nenhuma nova palavra, só profere os mesmos sons, mal articulados), no andar (quando a patologia se instala no primeiro ano de vida o andar será raramente adquirido antes dos 3 anos; se o processo se instala mais tarde o andar se torna incerto e desarmônico) e no comportamento (crianças passivas, sonolentas, indiferentes, temerosas, expressão triste, assustadas, evitando contato, sobressaltando ao menor ruído, pouca relação afetiva), sintomatologia da síndrome de regressão precoce. Adolescentes : tende a chorar por mínimas coisas; covarde desde a infância; se destaca sua lentidão para aprender a falar, a caminhar, caem com facilidade; grita, movendo-se de um lado para outro à noite; insônia devido ao acúmulo de idéias; magros, excitáveis, veementes, expansivos, olhos/cabelos escuros (Sépia); medrosos, com pânico ao cerrar os olhos, dos animais, dos ruídos de noite, de um mal, de fantamas, das pessoas, dos estranhos, dos lugares fechado; jovens ´errantes´ chegados a um estado de perdição, desamparados, tendo mal avaliado suas capacidades de adaptação, nem psicóticos, nem drogados (não obstante as aparências às vezes enganosas); hipocondríaco, triste e sem esperança; com pena de si mesmo.
- Chantagista emocional; tem um ataque epiléptico ao mesmo tempo e quem consegue ser autoritário, déspota, ditador, dogmático e dominador, faz jogo para dominar as pessoas que farão aquilo que deseja, demonstrando uma aparente fraqueza, com fisionomia triste, carente de proteção.
- Cheios de uma imaginação assustadora, sempre antecipando um feito terrível.
- Choro convulsivo e involuntário; excessivamente compassivo, permanece fora de si com choros e soluços e não pode se controlar quando ouve a respeito das privações dos outros.
- Comodamente fica em cima do muro.
- Compensa seu desejo de companhia sendo adúltero, obsceno, caluniador e lascivo.
- Dano ou mal de origem mágica (magia).
- Debilitados por longas enfermidades ou pesares.
- Defende-se daquilo que não quer ouvir ou finge não estar escutando.
- Depressão e tristeza.
- Desejo de companhia.
- Desejo de viajar.
- Desejo intenso de voltar para casa como Carbo vegetabilis o faz num estado de confusão ou Hyosciamus, desorientado no espaço.
- Desenvolve um comportamento ritualístico.
- Desesperançado, com humor choroso e aguardando a morte que agora deseja.
- Dificuldade para o pensamento abstrato, dificuldade de manejar o espaço.
- Diminuição da atenção, da memória, da ideação.
- Disposição suicida por hipocondria e tristeza, todos que o rodeiam lhe produzem uma desagradável impressão, perde toda a confiança no futuro e se torna um pessimista.
- Ditador pelo suborno, explora sua paralisia para submeter.
- Dogmático como Ferrum.
- Domina a idéia de desgraça; teme a própria e se compadece da alheia; não só teme a desgraça como tem a sensação que uma desgraça ocorreu, como se uma desgraça houvera passado.
- Dorme mais tempo que o usual e com dificuldade para levantar-se pela manhã; dorme durante o diálogo.
- Dureza interior; mata em nome da liberdade, revolucionário; ´prefiro um covarde vivo do que um herói morto´ é a máxima expressão do Causticum.
- Embotamento cerebral; confusão mental.
- Episódios depressivos, crises delirantes, podendo entrar numa psicose com tentativas frequentes de suicídio; temor e ansiedade que lhe provocam o desejo de não querer viver.
- Erros ao falar e escrever.
- Esbanjador, com paixão pelo jogo.
- Estado de pânico, na espera de uma catástrofe, às vezes em estado de choque e com reações infantis pela perda de seus referenciais; grande medo (em geral).
- Extravagante.
- Extrema excitabilidade do espírito, a mínima contrariedade corre por todo o corpo, por isso seus joelhos cedem.
- Extremamente cauteloso, com medo a que se passe algo mal.
- Exprime sentimentos de medo (eminência de catástrofe, morrer).
- Facilmente magnetizado.
- Falta de balanço; esse equilíbrio de Causticum está sempre no emotivo que se desequilibra numa reação violenta, com também em tudo o que faz.
- Falta de erotismo em mulheres.
- Fanático.
- Fronte franzida, sem entusiasmo; semblante de sofrimento, tendo uma grande amargura; pálpebras caídas.
- Humor melancólico.
- Identificada com a dor alheia.
- Identifica-se com o crepúsculo, com as sombras, medicamento que figura como sintoma característico a agravação geral pelo tempo claro.
- Imaginação exarcerbada, ilusões, imagens aterrorizantes quando fecha os olhos.
- Incapacidade para os negócios, insânia após ganhar um dinheiro a mais, paixão pelo jogo, por dinheiro.
- Incapaz de manifestar sua agressividade direta e honestamente nas situações de confronto, em razão de sua covardia, de sua fragilidade.
- Inconsolável, malicioso e mentiroso.
- Indiferente aos ditados de sua consciência insultante e ditatorial.
- Industrioso.
- ´Intenso frio´, do frio da morte, que pode também ser o sentimento agudo e aterrorizante da perda dos laços relacionais indispensáveis à vida.
- Inquieto durante a madrugada, mudando constantemente de posição; inquietação que o impulsiona a fugir.
- Instabilidade e paralisia gradual pressagiam a anarquia, a falta de governo de seus membros; membros torpes que não dominam o espaço, há erros em tudo que é espaço e tempo.
- Instabilidade do caráter com ansiedade irritável.
- Ilusão de que vai ser roubado.
- Mau humor.
- Meninas obcecadas pela idéia de casamento, excitadas.
- Meticuloso.
- Não encontra linha reta, porque não caminha bem.
- Não gosta de regras, rebelde.
- Não reconhece mais estar em casa.
- Nostálgico e com desejo de viajar.
- Obscura a sua existência,é árdua a sua caminhada.
- Obstinação.
- Paciente melhora por um tempo, depois o quadro estaciona.
- Pensando em acontecimentos desagradáveis do passado.
- Perdas dos interesses intelectuais.
- Pessimismo, melancolia, procura pelo lado obscuro de tudo.
- ´Pobre de mim´ é o seu discurso usando e abusando da piedade alheia que anistia os fracos; é o ditador que faz o jogo do ´joão-sem-braço´.
- Políticos.
- Raiva do sistema.
- Recusa todo tratamento apesar de estar muito enfermo;recusa sistemática das refeições, aversões inabituais.
- Responde repetindo a pergunta primeiro.
- Ri e grita durante o sono.
- Sarcástico e zombador.
- Sempre necessitando de apoio (mesas, parede, etc), queda ao descer escadas.
- Sensação de carne via ou de ferida (couro cabeludo, garganta, trato respiratório, reto, ânus, uretra, vagina, útero).
- Sensação de haver cometido uma falta grave, sobretudo ao entardecer, onde crescem seus maus presságios.
- Sensação de espaço vazio entre o crânio e o cérebro.
- Sensação profunda de ter atuado mal, de ter feito algo equivocado e que por isso sucedeu uma desgraça, além disso, a sensação de que essa desgraça se repetirá, o que o mantém em atitude de alarma, cautela e ansiedade.
- Silêncio persistente.
- Síndrome de nostalgia do adolescente; pode-se definir a nostalgia como um estado de enfraquecimento determinado pela tristeza que causa o afastamento dos lugares, das pessoas ou das coisas amadas e o incessante desejo de revê-las, a ´nostalgia é uma tentativa de manter vivos os antigos laços afetivos dos quais o transplantado tem necessidade para manter sua identidade´, trata-se aqui de um quadro de regressão global de uma síndrome de abandono, de todos os níveis.
- Sintomas característicos: ´muito antiquado, não pertence a esse tempo´; ´tenho culpa e pesares, sinto as dores dos meus familiares e das pessoas, eu nunca fui feliz´; ´a natureza me traz muito conforto mas não me traz harmonia e nem equilíbrio´;´não me contento em gostar, eu me apaixono´; ´sou muito franco, tudo que digo me traz inimigos (extremos)´; ´nunca está conforme o que tem e sempre quer algo mais´, ´sempre sente como se tivera que fazer algo mais importante´, ´há descontentamento consigo mesmo e uma grande ambição, então tudo o que empreende é com toda sua energia´.
- Sobressaltos, sonhos ansiosos e desgostantes, sonolento e cansado durante o dia.
- Tendência à contradição e a caluniar.
- Timidez extrema e ansiosa.
- Tirano que manipula a todos através da sua fragilidade. Dominador, covarde, ditador pelo suborno.
- Tiques, Coréia, contorções, convulsões, inquietação.
- Tripé depressivo a nível existencial: auto-acusação incidindo sobre o passado, incerteza e escrupolosidade quanto ao presente, pessimismo desesperado a respeito de seu destino.
- Triste, desesperançado; a mínima coisa faz chorar.
- Afecções reumáticas, com contração dos flexores e rigidez das juntas.
- Anorexia.
- Artrite deformante de pequenas articulações, artelhos, dedos.
- Bocejos dormindo.
- Cãibras em geral.
- Constipação com fezes claras, difícil de defecar, prisão de ventre.
- Convulsões com paralisia e durante o sono.
- Corrimentos.
- Distúrbios neurológicos (atraso psicomotor, paresias, paralisias funcionais) e distúrbios psíquicos; a patologia é caracterizada por um retardo e uma lentidão de evolução e de aquisições.
- Doenças extenuantes ou severo choque mental, resultando em paralisia; doenças degenerativas.
- Dor nos quadris; dores com sensação de estar em carne viva.
- Dores com ardência ao urinar, em carne viva na laringe e nos testículos.
- Dormência do lado esquerdo.
- Ejaculações seminais inconscientes, ereções incompletas.
- Emagrecidos, esgotados.
- Enurese noturna em crianças.
- Erupções em nariz, lobos das orelhas.
- Esclerose múltipla.
- Esgotamento físico e psíquico.
- Feridas velhas que se reabrem;
- Forças em declínio, como se fosse desfalecer.
- Gagueira.
- Gosto amargo, pútrido na boca.
- Gozo ausente, aversão ao coito, ereção incompleta, ejaculação sanguinolenta.
- Hemorróidas.
- Herpes de pele e mucosas.
- Impotência, porém, sempre pensando em sexo.
- Incontinência anal diurna.
- Menstruações muito adiantadas, tênues, apenas durante o dia, cessam ao deitar.
- Micção involuntária.
- Movimentos durante o sono, contorções, convulsões.
- Músculos tensos e encurtados.
- Obstipação, desejo freqüente,ineficaz, as fezes são eliminadas mais facilmente quando a pessoa está em pé;
- Pálpebras superiores caindo, não consegue mantê-las abertas.
- Palpitações ao anoitecer.
- Paralisia de partes isoladas (cordas vocais,língua, pálpebras, rosto, extremidades, bexiga; do lado direito). Principal medicamento das paralisias, sobretudo se aparecem gradualmente e com frio na parte paralisada, paralisia geralmente unilateral e do lado direito; paralisia da bexiga por retenção de urina.
- Pele fica de cor pálida acizentada.
- Perda da voz.
- Pigarro constante, tem de engolir o tempo todo.
- Quedas freqüentes e sem explicação.
- Reumatismo com gradual diminuição do poder muscular, com encurtamento e contratura de tendões e ligamentos.
- Rouquidão.
- Secreções fétidas no ouvido.
- Síndrome deficitária precoce do adulto-senil; o quadro clínico é análogo ao da senilidade rápida e prematura: astenia física; andar lento, pouco seguro, fica muito tempo sentado, imóvel, sonolento, pseudo paralíticos, exprimindo uma ansiedade total e intensa.
- Sistema nervoso excitável, assusta-se facilmente, amedrontado.
- Torcicolo.
- Tosse com sensação de carne viva e de feridas no peito; inabilidade para expectorar.
- Transpiração no couro cabeludo; transpira depois de comer, na menstruação, durante o sono, a transpiração é viscosa, sobretudo antes e depois de evacuar.
- Urina involuntária (ao tossir, espirrar, assoar o nariz);
- Verrugas grandes, denteadas, muitas vezes pedunculadas, sangram facilmente, exsudam umidade; por todo o corpo, sobre a pálpebra, rosto, sobre o nariz.
´Não deve ser usado antes ou depois de Phosphorus´ |
MATERIA MEDICA – CLARKE (português)
Introdução
Tincture acris sine Kali. Hidrato de potássio. Obtido por destilação de uma mistura de cal apagada e uma solução de sulfato de potássio.
Tintura com espírito.
Generalidades
Puxão artrítico e reumático e dores rasgantes, especialmente nos membros.
Tração aguda e violenta nas articulações e os ossos, atenuada pelo calor de uma cama.
Contração dos tendões e rigidez nos músculos flexores dos membros.
Contração de vários membros.
Torpor e palidez de algumas partes, ou de todo o lado esquerdo do corpo.
Paralisia.
Sacudidas e movimentos convulsivos.
Dança de São Vitus.
Ataques convulsivos, com gritos, movimento violento dos membros, moagem dos dentes, sorrisos ou lágrimas, olhos meio fechados, aparência fixa e emissão involuntária de urina, os ataques são reproduzidos por água fria e são precedidos por dor no Abdômen e na cabeça, emissão frequente de urina, irascibilidade e lágrimas, após o ataque, os olhos estão fechados.
Convulsões epilépticas (à noite durante o sono).
Agravamento dos sintomas, geralmente à noite, ou ao ar livre, enquanto os que apareceram ao ar desaparecem em uma sala.
O café parece também agravar todos os sintomas.
Doenças semi-laterais.
Insatisfatória mau estar em todo o corpo à noite, e quando sentado, com ansiedade na região do coração.
À noite, grande abatimento e opressão de todo o corpo.
Fraqueza paralítica, tremendo e cambaleando os membros.
Paralisia (unilateral).
Grande sensibilidade às correntes de ar e frio.
Causas:
Queimaduras ou escaldões.
Susto.
Pesar ou tristeza.
Observação noturna.
Falta de dormir.
Úlceras mau tratadas com chumbo.
Características:
Causticum é um dos grandes medicamentos policrestos das doenças crônicas. É antipsórico e antisicótico e antisifilítico.
A característica principal dos efeitos de Causticum é a paralisia, mostrando-se em músculos voluntários e involuntários.
O efeito de enfraquecimento do potássio na sobredosagem alopática é bem conhecido e é fortemente demonstrado nas provas de Causticum. Fraqueza paralítica.
Paralisia de nervos simples ou partes simples.
Ptosis, paralisia facial, paralisia da língua, extremidades, cordas vocais, bexiga, reto, paralisia principal.
Aliados à paralisia são convulsões, coréias, cólicas, sobressaltos, agitação, espasmos.
Contração de tendões flexores.
Tremendo.
Afecções neurais e reumáticas, rasgantes, dores de puxão.
Há uma dor de cabeça que puxa e lança o corpo.
As indurações glandulares são proeminentes.
Nas crianças, existem muitos sintomas de escrofula.
Há uma aparência debilitada e emaciada, especialmente sobre o rosto, sendo o abdômen grande.
Pele branca suja.
Inflamações escrofulas sobre olhos, orelhas e couro cabeludo.
O elemento paralítico aparece na aprendizagem lenta para falar e andar, e tropeçar em tentar caminhar.
Na coréia, o lado direito é mais afetado do que o esquerdo, as palavras parecem ser empurradas.
Durante a noite, as pernas estão constantemente “”em movimento””. Esse tipo de inquietação é característico de Caust. O estado mental é tímido, nervoso, ansioso.
Apreensivo do infortúnio iminente.
Conscienciado como se tivesse cometido um crime.
Cheio de fantasias temíveis, pior no crepúsculo.
Ver imagens temíveis ao fechar os olhos.
Melancólico.
Taciturno e desconfiado, inclinado a ataques de raiva com repreensão.
A memória falha (paralisia mental), qualquer tentativa de esforço mental causa sintomas, como pontadas nas temporas, tensão na cabeça e couro cabeludo, especialmente a testa para as temporas.
Há uma sensação como se houvesse um espaço vazio entre o osso do crânio e o cérebro, melhor pelo calor.
Dor de cabeça, não pode manter as pálpebras superiores abertas.
A vertigem, a excitação do cérebro e da coluna vertebral, incapazes, tendem a cair para trás ou lateralmente (ataxia locomotora), com ansiedade, fraqueza na cabeça, visão como se fosse através de neblina, pele seca e quente, constipação.
Erupções no couro cabeludo atrás das orelhas.
Sua voz soa com desagrado, uma voz comum soa alto.
Paralisia facial por pegar frio, nevralgia de bochechas direitas ao processo mastoideo pior durante a noite.
Juntas do maxilar afetadas pelo reumatismo.
Expressão mal-humorada, leve e de pouca força.
Nash curou um caso obstinado de Prosopalgia com Caust. O paciente estava demacrado e debilitado por um longo sofrimento, dores surgiram em paroxismos e eram de natureza puxantes.
Ela sofreu de eczema às vezes antes da neuralgia aparecer.
Sulf. Tinha sido dado em vão.
Caust. 200 curados rapidamente.
O Caust. A fraqueza pode resultar da dor de longa data ou da doença.
Acumulações de muco em laringe e fauces, catarro de garganta e tubos de Eustaquio com zumbido e reverberação.
Difícil engolir líquidos.
Sensação constante como se cal estivesse queimando no estômago, com urgencia urinária.
Pressão e plenitude no abdômen como se estourasse, muito pior pela comida.
Afecçõs cortantes melhor dobrando, pior após o menor alimento ou aperto de roupas, cólicas menstruais (Caust. Curará após falha de Coloc).
Constipação obstinada (paralisia do reto), fezes cobertas com revestimento brilhante de muco, hemorroidas, insuportáveis ?? ao caminhar, pensando nelas, pelo toque.
Nenhum remédio tem agravamentos tão marcados de sintomas anais como Caust. Uma característica é “”evacua melhor em pé””. O espasmo do reto impede a caminhada.
Pústulas dolorosas perto do ânus que descarregam pus, sangue, soro.
Comichão no orifício da uretra.
Defecação difícil e freqüente, com espasmo de reto.
A paralisia da bexiga é aparente.
Enurese, especialmente durante o primeiro sono, pior inverno, melhor no verão.
Tendência para escapar urina durante o dia, por qualquer esforço extra, rindo, caminhando.
A epilepsia foi curada pelo Caust., Quando o ataque ocorre no sono e tem as fugas de urina.
A tosse expulsa a urina. (Kraft curou casos de incontinência após a distensão excessiva da bexiga devido à falta de oportunidade de atender à chamada para urinar no momento, como ocorre em garotas e meninas da escola, que não podem deixar suas tarefas). Prostatite E uretrite.
Prurido no escroto, não pode reter a urina.
Sangue com sêmen.
O apetite sexual nas mulheres é abolido.
Constante indiferença, a única vez que há alguma inclinação é após o período menstrual.
Tristeza durante o período menstrual.
Menstruação muito cedo, muito abundante, depois disso, um pouco de sangue passa ocasionalmente, cheirando mal.
As mulheres após parto perdem o leite após o esforço ou o sono longo.
Rouquidão (com tosse seca e vermelhidão de fauces), resultado do tempo ou frio, pior na manhã.
Afonia: paralisia de cordas vocais.
Tosse seca e oca com muco no peito, o paciente não pode expectorar, deve engolir fleuma que sobe.
Uma característica é: “”Não é suficiente carraspear suficientemente para aliviar””. Aspereza e queimando a garganta e a traquéia.
O reumatismo tende a endurecer as articulações e os membros ao usar.
As verrugas são uma característica notável no Caust. Nas mãos, no rosto e especialmente nas margens das pálpebras.
Quando nas mãos, eles geralmente são encontrados em pontas dos dedos ou perto de unhas.
As unhas são prejudicadas.
Verruras antigas, grandes, inflamadas e induras.
Queimando comichão no rosto, descarregando fluido acre que forma crostas.
Guernsey elogia Caust. Nos efeitos secundários de queimaduras e escaldões.
Os pacientes dizem: “”Eu nunca estive bem desde essa queimadura””. Suas propriedades cáusticas podem ser sua “”assinatura”” aqui.
“”Queimação””, de fato, é uma das notas de Caust. Guernsey dá “”sensação como se a cal estivesse sendo reduzida no estômago””. A “”dor”” ou a “”crueza”” também são muito características, aparecendo em hemorroidas e afecções anais (pior andar ou sentar), em que Caust. Está no primeiro grau entre remédios.
A dor e a crúcidade acompanham sintomas de tosse e sintomas urinários.
Malcolm Macfarlan confirma os seguintes sintomas: “”Antebraço na frente muito dolorido ao toque e à pressão, os músculos das extremidades dorem geralmente””. “”A dor severa repentina começa na articulação do quadril esquerdo, dura um curto período de tempo, sente como se estivesse ferida, as pernas muito doloridas, ou melhor, as extremidades inferiores doem e se sentem cansadas””. Caust. É um remédio a ser lembrado em febres intermitentes.
Um sintoma peculiar é: “”suor que vem após o frio sem interferir no calor””. Teste coloca Caust. À frente de um grupo (incluindo Cocc., Coff., Cor-r., Nux-v., Staph., Ars.), A característica comum de acordo com ele: “”Duas séries de fenômenos sucessivos e opostos, o primeiro de curta duração, consistindo em uma espécie de exaltação universal de todas as funções, as últimas, que seguem o primeiro mais ou menos rapidamente, consistem em uma depressão geral das forças vitais e constituem a ação real e permanente das drogas desse grupo “” Entre os casos, ele dá alegria seguido de mau humor, insônia seguido de bocejo e sonolência, umidade da pele seguida de secura, fluxo de saliva seguido de boca seca e garganta, coriza fluente e depois seca.
Teste encontrou Caust. de grande eficácia em pequenas varizes em alternância com Merc-c. Periodicidade é marcada: ataques periódicos, paroxísticos, duas vezes por dia a cada duas, três ou quatro semanas de ataque, na lua nova.
Os sintomas são pior à noite (grande inquietação do corpo, especialmente pernas).
Pior início da manhã (cãibras).
Pior ao acordar. Pior de manhã: rouquidão.
Pior noite: 6 a 8 pda noite.
Causticum é um dos remédios hidrogenoides de Grauvogl, portanto, é um remédio frio, pior lavar, banhos, ar livre, seca, frio, depois de mol