MATERIA MEDICA – Clarke (português)
LEPIDIUM BONARIENSE
REINO VEGETAL – MIASMA AGUDO SANKARAN
Lepidium mastruco. O. N. Cruciferae ou Brassicaceae. Tintura e trituração das folhas frescas.
Clínica – Afecções mamárias. Tosse. Dores de cabeça. Afecções cardíacas. Indigestão. Reumatismo.
Características – Lepi. é um agrião brasileiro, “muito comum nos arredores do Rio de Janeiro, onde é encontrada ao longo das estradas e em regiões pedregosas” (Mure). É um grande remédio na prática doméstica no Brasil e é usado para propósitos similares àqueles da Arn. Todos os Lepidiums são anti-escorbúticos e L. oleraceum, variedade da Nova Zelândia, era ansiosamente procurado como remédio para escorbuto pelos antigos navegantes. L. sativum é nosso agrião comum de horta. O “Agrião aquático”, Nasturtium officinale, pertence à mesma família, mas o “Nasturtium” de horta ou “Agrião indiano”, pertence a uma família muito diferente e recebe o nome de “agrião” por causa de seu “paladar acre similar ao das Cruciferae”. A experimentação de Mure mostrou alguns sintomas característicos do lado esquerdo da cabeça, nos membros e especialmente no coração. Acompanhando o último, havia dormência e dor no braço esquerdo, o que pode indicar sua utilidade nesta esfera. Havia uma sensação de afundamento na boca do estômago indicando uma ação no plexo solar. Muitas dores fincam de uma parte a outra. Dores lancinantes e pulsáteis são freqüentes. Há < por inclinar-se para frente e por virar a cabeça para a direita. < por cobrir-se. Necessita elucidação clínica.
Relações – Compare: Brass., Cheir., Thlas. Ok., Coch72. Ok., Raphan., Sin. (botan.), Spig., Kalm., Lycps etc. (coração).
72 No original consta Arm. sat. abreviatura de Armoracea sativa como também é chamada a Cochlearia armoracia – Coch. (N. do T.).
Sintomas
Mente – Imaginou o chão afundando sob ela. Incapacidade de pensar. Imagina-se perseguida por um fantasma em um cemitério, grita, com perda da voz na manhã seguinte. Triste e briguento.
Cabeça – Vertigem, com vontade de vomitar. Pressão dolorosa na cabeça. Dor constritiva na cabeça. Cefaléia pulsátil, como se o cérebro estivesse enfaixado. Dores no cérebro E., estendendo-se ao occipúcio e nuca. Pulsação na cabeça, obrigando-o a curvar-se para frente. Dor tirante na fronte e raiz do nariz. Dores lancinantes do lado E. da cabeça. Peso na cabeça, com mal-estar indescritível no cérebro, < à E. Calor na cabeça, com sudorese fria e febre. Sensibilidade do couro cabeludo.
Olhos – Pontada e ardência nos olhos, hiperemia, fisgadas à D., dor à D. como se um peso descansasse sobre eles. Pálpebras cansadas à noite. Visão indistinta, como através de uma gaze branca.
Ouvidos – Prurido no ouvido D., < ao inclinar-se para frente. Prurido formigando na língua. Dores repuxando da língua ao braço; a língua parece inchada. Ferroadas na ponta da língua.
Garganta – Calor na garganta, com vontade de vomitar e ruídos nos ouvidos, ao engolir.
Apetite – Aversão a carne. Desejo: de chá, de fruta, com aversão por (outra) comida; de agrião, com aversão a vê-lo; de chocolate, salada, vinagre, café. Prostração, com aversão a comida.
Estômago – Eructações: acres, pútridas. Ao engolir um pedaço de bolo, este desce para o estômago repentinamente, com uma sensação de pontada. Opressão após comer. Sensação de desfalecimento no estômago. Incômodo na boca do estômago, com vontade de vomitar. Dor em pontada na boca do estômago, após comer. Dor na boca do estômago, como se cortada. Tremor no epigástrio Abdome – Ferroadas no abdome e flancos. Cólica por vermes, com tenesmo. Compressão como se uma bandagem envolvesse a cintura.
Evacuação – Diarréia.
Órgãos Urinários – Peso e pressão na bexiga, ao urinar. Urina escura.
Órgãos Respiratórios – Tosse: com rouquidão; curta e seca, com saliva salgada; cospe um pouco de sangue. Escarro salgado, espesso.
Tórax – Dor do lado D., impedindo a respiração. Contração nos músculos sob a mama D. Frialdade no tórax, do estômago à garganta. Sensação como se houvesse um fio na mama D. Prurido nos mamilos, edema e rigidez das mamas. Pontadas entre as mamas.
Coração – Palpitação com dor, impedindo a respiração. Tremor cardíaco convulsivo. Sensação de uma faca penetrando vagarosamente no coração. Dor constritiva estendendo-se à axila E. Pontada aguda na região cardíaca, com fisgadas sob as falsas costelas Regiões Cervical e Dorsal – Dor aguda nos músculos do pescoço e escápula. Sensação como se um fio fosse puxado do ombro à orelha. Dor tipo cãibra no lado D. do pescoço, estendendo-se para o braço. Ferroada do ouvido ao ombro. Dor do ombro ao pescoço, envolvendo-o como uma bandagem, com pontada na boca do estômago e na nuca. Dor em um lado do pescoço < ao virar a cabeça para a D. Pulsação nas costas. Passagem de calor pelas costas, seguido de estremecimento de todo o corpo. Ferroada na saliência da escápula, movendo-se para o outro ombro. Dor do ombro às costas, com fisgadas que impedem a respiração. Dor em pontada na escápula. Choque através das costas. Dor nas costas como por um prego.
Membros Superiores – Dor cortante sob a axila E. Dor violenta no braço E., < ao cobrir-se, ela não consegue esticá-lo. Dor como por uma pancada no braço D., com dormência. Dormência no braço E., com dor no ombro, como se pulsasse. Ferroada do cotovelo à escápula. Dor no braço D., consegue levantá-lo com dificuldade. Dor por rigidez do braço D., ao mantê-lo imóvel. Dor tipo cãibra na mão E. Prurido no dorso da mão. Dor tipo cãibra na mão D., seguida por estremecimento de todo o corpo. Dores lancinantes nos músculos da mão D. e escápulas. Pontadas na ponta do dedo indicador, puxando-o para cima.
Membros Inferiores – Dor contusa no quadril D. Dor tirante ao longo do músculo sartório. Dor no glúteo máximo E., como se contraído. Contração da perna, com rigidez na articulação do joelho. Dor aguda na face interna da tíbia D. Dor do quadril E. ao joelho, com fraqueza da perna.
Sono – Desejo de bocejar. Sem sono após meia-noite, com dores por todo o corpo ao movimentar-se. Sono pesado, com dormência e sensação de contusão ao acordar. Sonolência e tremores nas pernas. Ataques de sufocação à noite. Sonha que está conversando com pessoas mortas. Sonhos tristes com medo de acordar.
Febre – Calor interno com inquietude, precisa levantar-se. Calor após frio, esp. na região renal. Tremores e frio ao ar livre.