MATÉRIA MÉDICA – Abrahcon
MEDORRHINUM
REINO NOSODIO – MIASMA SICOSE
(o ´ansioso´, ´antecipado´ e ´agitado´ da Matéria Médica)
Nosódio (secreção uretral blenorrágica)
• Abandônico.
• Abate-se facilmente, por um simples olhar, uma simples palavra.
• Adia tudo para o dia seguinte.
• Adolescente
o Ansiedade subjacente desde a infância aumenta com preocupações de todos os tipos, sempre centralizadas na preocupação de ir mais rápido, de fazer outra coisa, com incapacidade em ficar sozinho.
o Antecedentes somáticos pessoais e hereditários mostram a extrema freqüência que eles têm, por diversas razões, fraco equilíbrio dos pais, desentendimento conjugal, precariedade sócio-econômica e uma ambivalência educativa sem referências estáveis; tem como conseqüências um sentimento precoce de mal-estar, a convicção de ser ´incomodo´, temor de ser rejeitado, às vezes após ameaças paternas de ser ´mandado embora´.
o Ausência de motivação concreta a sua precipitação e desejo de realização, ir tão rápido, agitar tanto para nada; é que toda pausa, toda solidão, toda espera o angustia, porque ela é vivida como um tempo morto, que é preciso ser preenchida de movimento para ser acalmada, caso contrário é um insuportável sentimento de vazio interior, podendo ir até uma forma de angústia de despersonalização com uma impressão de irrealidade de sua existência ou um sentimento de estar cortado do mundo, a puberdade não demora a lhe trazer várias dificuldades.
o Dificuldade para construir sua identidade, daí as angústias de despersonalização.
o Distúrbios do sono.
o Ilusões, um sentimento de ´ser demais, aqui e agora´, daí a fuga para frente.
o Imagens parentais tanto temidas quanto inconsistentes, não trouxeram nem segurança afetiva nem modelo identificatório permitido o acesso a autonomia.
o Menina logo vê suceder aos seus anteriores distúrbios (enurese rebelde com urina amoniacal), regras dolorosas, abundantes, escuras, com coágulos, durante as quais se queixa de nervosismo, de prurido vulvar e de frio nos seios com nevralgias nos mamilos.
o Rapaz, a adolescência lhe trás bastante preocupações, ele se preocupa com sua normalidade sexual, o acne juvenil aumenta o aspecto insano e sujo do seu rosto, sua altura lhe parece insuficiente, ele se sente humilhado e pensa constantemente nas conseqüências deploráveis de seu futuro, começa um exercício para crescer, mas é impaciente demais, muito pouco perseverante para obter qualquer vantagem e abandona a prática.
• Afecções religiosas, crê estar condenado e que vai ao inferno.
• Aflito durante o dia, alvoroçado à noite, quer brincar.
• Agitação precipitada e impaciente, falsa atividade com distúrbios evidentes da atenção, da concentração e da memória da aquisição.
• Agitado, precipitado, o tempo passa muito lentamente; o tempo transcorre lentamente, por isso é apressado.
• Ama os animais ou os maltrata.
• Angústia constante, uma sensação de perigo constante que o ameaça, mas não sabe o que é, não existe motivo para tal sentimento.
• Ansiedade de consciência, como se tivesse cometido um crime, um pecado imperdoável.
• Ansiedade associada a um estado depressivo pela culpa gerada por um coito impuro, moralmente punitivo.
• Antecipado; antecipa a morte, não teme a morte, fala calmamente a respeito dela e dá orientação para organizar seus compromissos
• Apurado, excitado, invadido por uma estranha atitude de inquietação ansiosa, sobretudo à noite, como que escapando de si mesmo, pois acredita que cometeu um pecado imperdoável e portanto vai para o inferno, rogando a Deus pela salvação de sua alma.
• Ardência terrível nas pernas e braços durante uma tormenta elétrica.
• Atordoado, triste, melancólico (pensa em coisas tristes do passado), sem confiança em si mesmo, não pode avançar na vida, evoluir; o consolo não o faz em, nem melhora, permanece triste, indefeso e confuso; a consulta médica agrava seus problemas, pois seus sintomas se agravam ao pensar na enfermidade, somados a antecipação e a apreensão pela enfermidade.
• Bebê
o Adenopatias.
o Assaduras.
o Cabeça grande.
o Calorento, transpira na cabeça durante o sono.
o Catarros nasais freqüentes, branco amarelados, crônicos.
o Fezes quentes.
o Inquieto, ansioso.
o Medo de escuro (terror noturno).
o Pequeno, anêmico e frágil, baixo desenvolvimento físico e mental, que progride com lentidão.
o Rosto suado.
o Tímido.
• Cansaço pela vida.
• Caprichoso, trabalha muito bem por um curto período, depois malogra.
• Ciúmes.
• Confunde sua própria identidade, esquece seu nome.
• Crianças
o Acalmada na hora de deitar, ainda está sujeita a temores que a fazem gritar; os temores de Medorrhinum se produzem no início do adormecimento, na fase 1 do sono, lento, devido a representações visuais estranhas, pavorosas, deformadas, características desse medicamento e de seu modo de funcionamento mental.
o Acorda pouco disposta, emburrada, respirando mal, as narinas repletas, o cérebro mal oxigenado, os pensamentos ainda difusos, ela brinca mas o tédio chega logo, vem perguntar se a hora da refeição se aproxima, espalha seus brinquedos, resmunga e se impacienta; com as outras crianças desenvolve a mesma agitação, a mesma falta de perseverança, como se a satisfação de qualquer atividade esgotasse rapidamente.
o Andam descalças, tem calor principalmente nos pés, descobrem os pés quando dormem.
o Brincam à noite, muito inquietas, alegres, se confundem com Pulsatilla (os dois choram muito).
o Dorme em posição de prece maometana, posição esta que alivia alguns de seus sintomas como dispnéia, dores de estômago,tosse, etc.
o Humor chorão; embotamento, pesadez, dificuldade para pensar e compreender.
o Imbecilidade.
o Inapetência.
o Instabilidade característica: instabilidade psíquica (agitada, senta mal, fica de pé, circula a classe), instabilidade intelectual (não fixa a atenção, erros de ortografia, precipitado, apressado em chegar ao fim da tarefa, pula as linhas e as sílabas, engole as palavras ao falar rápido demais).
o Marasmo.
o Masturbação precoce.
o Mentalmente deficientes.
o ´Nervosa e mole´, ´agitada e indolente´, ´impaciente e molenga´, simultaneamente.
o Pálidas, raquíticas, anãs, impedidas de crescer, mentalmente estúpida e fraca; antecedentes pessoais ou hereditários de blenorragia (suprimida alopaticamente).
o Pele com coloração doentia.
o Períneo vermelho vivo, em toda região da fralda, não apenas manchas mas tudo avermelhado, pele inflamada mas intacta.
o Pressa, sua agitação não é a necessidade de movimento de Sulphur, nem a excitação m
otora de Sulphur, nem a hipercinesia de Agaricus, nem a ansiedade compulsiva de Tarantula e nem a precipitação ansiosa de Argentum nitricum, é outra coisa, um necessidade interior de engolir o tempo, de ser ´mais tarde´ que evoca o conto de Grimm onde uma criança mordida pela curiosidade, desenrolava tão rapidamente o fio de ouro da bobina da vida, lhe confiada por um mágico, que, na sua saciedade do passado e sua impaciência do futuro, ele chegou rapidamente à velhice.
o Rosto um pouco enrugado, apresenta freqüentemente a pequena ponta do nariz curta e engraçada, avermelhada por esfregar e freqüentes resfriados.
o Sensível, melhora à beira do mar.
o Tímida e acanhada.
o Vai e vem, senta-se e levanta-se, esfrega os pés ritmicamente sobre o tapete, pede para ir ao banheiro, tosse de maneira rasgante, em resumo, procura preencher o tempo da sua maneira, um tempo que lhe é demorado, é esse comportamento que os pais reclamam, a criança não para quieta, ela quer sempre mudar de jogo, uma outra atividade, como o ´já ´ de Argentum nitricum, ambos têm o que poderia se chamar de dificuldade com a noção de tempo, o tempo real para ambos passa demasiado lentamente e não se encontra na exata medida de seu ritmo interior.
• Crê que pessoas são ratos ou insetos, vê caras que o espiam, que alguém o persegue, tem medo, tudo parece irreal como num sonho
• Deprimido, facilmente cansado porém impedido de ficar quieto, se propõe continuar no dia seguinte (pospõe), um dia que nunca chega..
• Depressão pior de manhã com sensação de enfraquecimento moral e físico, aborrecimento e tristeza.
• Desejo de ser abanado o tempo todo; vontade de ar fresco, pele fria, mas atira para longe as cobertas, com frio e banhado de suor frio.
• Desejo de descanso.
• Desejo por gelo durante o ataque dos rins.
• Desejos eróticos, sobretudo depois das regras com ondas de calor e mamas frias, doloridas, sensíveis e inflamadas, aversão ao coito e ausência de orgasmo.
• Desespero por sua salvação religiosa, está cheio de remorsos.
• Dificuldade de concentrar seus pensamentos ou sua mente em coisas abstratas; parece fazer afirmações erradas, porque não sabe o que dizer depois.
• Dificuldade de falar sem lágrimas.
• Dificuldade para manter um estado neutro e estável; tudo é tomado para o excesso.
• Dorme com sensação de estar caminhando, levanta com a impressão de ter dormido por muitas horas, sendo que dormiu apenas por alguns minutos;acorda cedo com uma sensação aterrorizante, como se algo terrível houvesse acontecido, como se devesse ter uma atitude para livrar sua mente dessa tortura; adormecido, mas ouve tudo, responde perguntas como se tivesse acordado, tem pesadelos; grande inquietação à noite, sonolento mas não consegue dormir; inquieto, falando e tossindo durante toda a noite, com abundante suor na cabeça, no pescoço e no tórax (suores frios e pele fria, apesar disso descobre-se, quer ser abanado constantemente); noites intranqüilas e terríveis, sonhos com fantasmas e pessoas mortas, medo da noite chegar.
• Embotamento, dificuldade para pensar e compreender.
• Esgotado mentalmente, em permanente apuro, empreendendo coisas que nunca termina, deixando acumular suas tarefas.
• Esgotamento profundo, pior de manhã ao despertar.
• Esquece tudo: os nomes dos demais, o próprio nome, o que acaba de dizer, o que acaba de fazer, de ler, ouvir, as palavras que está por escrever.
• Estagnação da memória e desejo para procrastinar.
• Exaltação da instintividade erótico-agressiva condicionada pela sicose, emerge sobre um fundo tuberculínio.
• Excitação, sentimento de descontrole.
• Excitação e depressão, sintomas misturados; a depressão é mais marcada de manhã, a excitação cresce a partir da tarde e vai num crescente até a noite.
• Excitabilidade ansiosa desenvolvendo-se durante o dia e tristeza irritável ao despertar, que melhora no fim da tarde até a hiperexcitação do sono.
• Extremamente sensível, sobressalta-se ao menor ruído.
• Falta de confiança em si, a faz viver com antecipação os acontecimentos e com grande inquietude.
• Fanáticos religiosos ao se aposentar, culpa acerca de sua vida passada.
• Fascinação, ao mesmo tempo temor e atração por um ´depois´.
• Grande dificuldade em informar seus sintomas, a pergunta tem que ser repetida pois ela ´se perde´.
• Humor alternante, ou seja, mesmo que esteja bem instantes depois volta-se desagradável, caminhando muitas vezes para a tristeza e depressão, com momentos de grosseria (indicando a revolta interna por ter se sentido traído uma vez que se contaminou num ato que deveria ter como finalidade só o prazer).
• Ilusões, transtornos de percepção de tempo; ilusões de pessoas por trás.
• Impaciente e ansioso para com o futuro, ávido do tempo futuro e desperdiçador do tempo presente, podendo se exprimir por uma projeção inconsciente com sonhos premonitórios ou pressentimentos súbitos.
• Indisposição para o trabalho.
• Inquietude à noite.
• Intensa agitação e desassossego das pernas e pés.
• Intolerância ao barulho.
• Introspectivo, auto-acusador e arrependido.
• Irrita-se por ninharias;
• Mal humorado durante o dia, hilariante à noite.
• Medo de empreender (começa e não termina as tarefas); medo (da escuridão, da loucura, de enfermidade eminente), paranóia.
• Medo indefinido de alguma desgraça iminente.
• medo que não venham a ser curados, que chega a ser irônico em indivíduos normalmente fortes, brutamontes e com discursos anteriores machistas.
• Meticuloso.
• Minucioso por trivialidades.
• Minusvalia.
• Muito apressado, quando faz algo, faz com tanta pressa que fica fatigado;
• Não consegue soletrar corretamente, quer saber como se soletra um nome bem conhecido;
• Não consegue falar sem chorar.
• Necessidade de descobrir-se, de ser abanado, apesar de transpirações frias.
• Nervosismo excessivo com esgotamento profundo, agravado pela manhã ao despertar.
• Nostalgia.
• Notícias que vêm para ele parecem tocar seu coração antes mesmo de ouvi-las; sobressalto por ruídos.
• Para os efeitos constitucionais de gonorréia mal tratada e suprimida, quando o remédio melhor selecionado falha em aliviar ou curar de modo permanente.
• Perda de raciocínio, dificuldades de emitir declarações corretas, perde o fio da conversa e esquece o que acaba de dizer ou o que vai dizer, não recorda o que acaba de ouvir, de ler ou de pensar.
• Perda passageira do olfato.
• Perde constantemente o fio da conversa.
• Precipitação e inquietude, tudo começa e nada termina.
• Pressa, urgência.
• Pressentimentos.
• Prevê a morte, pre
ssentimentos constantes, sente os fatos antes que eles ocorram e geralmente de modo correto.
• Procura por novas experiências, coisas ilegais.
• Psicopatológico, pode ter: instabilidade de pensamento, do humor e dos comportamentos, com tendência a avançar no tempo e fuga para frente.
• Rabugento.
• Recusa aceitar limites, por ideologia ou despreocupação, leva à ausência de referências.
• Religião é para ele sua única ponte de salvação, convertendo-se em mania religiosa e o remorso não basta para pagar seus pecados.
• Remorsos.
• Riso sardônico.
• Sensação de ter três pontos de tensão na cabeça, no meio de cada hemisfério, sente como se cordas largas fossem puxadas para cada um desses pontos, extremamente doloroso, causando uma disposição para correr selvagemente pelas ruas, rasgando os cabelos, como se uma intensa dor fosse estourar, e de repente eles relaxam e uma sensação de que uma bolha passa do centro para as circunferências, quando alcança o ponto, a dor tensa começa novamente.
• Sensação como se a água de uma garrafa tivesse pingando na região lombar, entre a parte superior e inferior da espinha de ílio e vértebra, sensação de rigidez e contração, estende-se para baixo, por toda a extensão da coluna.
• Sensação de desvalido, sente falta de apoio.
• Sensação de flechas no centro da região do ovário direito para o lado de baixo do fígado, no abdômen, através da omoplata, através do pulmão.
• Sensação dolorida nas pernas, com incapacidade de mantê-las quietas na cama.
• Sensação de calor ardente na coluna e na planta do pés, onde existe também grande sensibilidade.
• sensação de como se a vida inteira tivesse sido irreal, como se fosse um sonho; coisas familiares lhe parecem estranhas e irreais.
• sensação de impotência, de desproteção, de estar miserável, impossibilitado.
• sensação de que uma mão acaricia suavemente a cabeça da frente para trás.
• Sensação de rigidez e contração, estende-se para baixo, por toda a extensão da coluna;
• Sensação repuxante e contrativa nos tendões da perna e tornozelos.
• sensação de ser selvagem e desesperado, como um incipiente insano.
• sensações (cabeça sendo apertada, garganta fosse raspada, a mão esquerda tivesse inchada, membrana mucosa do nariz fosse hipertrofiada, metade frontal do cérebro fosse sair pela testa, a pele fosse puxada e apertada, a perna esquerda fosse paralisada, calafrios engatinhando na região do rim direito, bolha dolorida no pulmão, paredes da laringe e faringe fossem quebradas, cálculos renais passassem pela uretra, dor na virilha esquerda, tivesse que pressionar o ovário, estivesse caindo, estivesse intoxicado, o coração palpitasse na boca do estômago, o coração tivesse inchado, o occipício e o ovário tivessem mais largos, o pulmão esquerdo fosse puxado para o lado direito, o pulmão esquerdo tivesse sido paralisado; o sangue estivesse fervendo nas veias, os ossos fossem quebrados, os pulmões tivessem sido espancados, os tubos brônquios tivessem mais largos, tivesse um caroço no estômago, tivesse um corpo duro no abdômen).
• sensação quente e puxante no útero, após dirigir, ficar de pé ou aborrecida.
sensível ao nível.
Sente a cabeça pesada e repuxada para trás.
sente um aquecimento (como uma chama) na boca do estômago, como se fosse o coração palpitando, depois de comer uma comida gostosa tem a sensação como se o estômago tivesse sido apertado sobre um ponto dolorido do lado esquerdo, dor intensa no estômago e na parte superior do abdômen.
sente a maioria das coisas sensivelmente antes que elas aconteçam e geralmente corretamente.
sente os membros pesados, as pernas não vão certas.
sente ofuscação, confusão, uma sensação de distância, como se as coisas feitas hoje tivessem sido feitas há uma semana atrás.
Sentimento de abandono, nostalgia e inquietude.
sentindo como se todos os ossos tivessem fora das juntas ao levantar (sacode-se para encaixar-se no lugar).
sinais contraditórios e cambiantes (agitação, instabilidade, versatilidade mas também astenia, abulia, angústia, desgosto de viver) evidenciando um mal estar radical em algumas organizações mentais obsessivas onde se encontram a noção de dificuldades identificatórias e a problemática do tempo.
sobressalto ao menor ruído, intensa sensibilidade nervosa.
sonhos horríveis, dolorosos, exaustivos, fatigantes.
temor à mudanças.
temendo que o mal aconteça, com perda da razão ou suicídio.
• Tempo passa lentamente.
• tendência a insultar.
• tornozelo virando, tem que andar de joelhos, moleza das solas.
• transtornos por antecipação, transtornos por más notícias.
• tristeza e melancolia.
• vazio no coração.
• vê faces que a observam por trás da cama e do armário, pessoas entram no aposento, olham e lhe chamam.
• Vontade insaciável de licores, que antes odiava.
• adormecimento descendo pelo braço esquerdo, do dedo do meio da mão esquerda, na perna esquerda, do joelho para o quadril, no braço esquerdo.
• afecções crônicas femininas (ovarites, cistos, fibromas, etc.).
agitação e calor na face e pescoço, aparência da pele esverdeada e brilhante, cara pálida, citrina, doentia, terrosa ou esverdeada, brilhante, oleosa; face amarelada, particularmente em volta dos
• olhos, como se tivesse sido machucado (verde amarelado); grande palidez, faixa amarela atravessando a testa, perto dos cabelos; face coberta com acne, herpes secas, sardas.
• ânsia de vômito.
• Ânus com gotejamento, umidade, com odor fétido de salmoura de peixe.
• aperto estendendo dos olhos e encontrando no cérebro, estende para todo o comprimento da espinha, no estômago.
• apetite aumentado, se sente faminto logo após comer.
• aquecimento na região das têmporas, embaixo das pálpebras, no abdômen, no ovário esquerdo, no tórax, de cima do pulmão para a cintura.
• aquecimento em todo o corpo, com ondas de calor no rosto e no pescoço.
• Ardência nas mãos e pés, quer que estejam cobertos e sejam abanados.
• arrotos sem gosto, mal gosto na boca pela manhã, gosto de cobre, língua com uma camada, empolada.
• asma melhorada deitado sobre o ventre e sacando a língua, em posição genu-peitoral; dificuldade e opressão para respirar; dispnéia e sensação de constrição, pode inspirar com facilidade, mas sem forças para expirar; Asma, sufocação causada por um espasmo ou fraqueza do epiglot
e.
• blenorragia antiga, adquirida ou hereditária; se manifesta por transtornos nervosos psíquicos ou sensoriais ou de alterações profundas, orgânicas, medulares, genitais ou cutâneas; a ação de Medorrhinum é essencialmente crônica.
• aquecimento no canal quando está urinando e uma sensação de sensibilidade que atravessa toda a uretra; depois de urinar tem também uma sensação como se mais alguma coisa tivesse ficando dentro da uretra.
• boca muito sensível, com úlceras na língua e na cavidade da boca.
• bolha de febre perto do canto do lábio superior.
• borbulhamento nos rins.
• cabelos sem brilho, secos e crespos, grande quantidade de caspas.
• Cãibra nas panturrilhas e solas dos pés; cãibras no estômago como se fossem gases; cãibra leve no calcanhar.
• calafrio depois de molhar-se, seguido por uma febre e um leve suor; calafrios quando a bexiga está cheia demais.
• Calcanhar extremamente sensível;
• Calor ardente, intenso, que se inicia na nuca e se estende para baixo pela coluna vertebral, com uma rigidez contrativa.
• calor vital ausente e grande depressão geral da vitalidade.
• calos muito moles.
• Carcinoma.
• catarro bronquial espalhando pela laringe.
• catarro nasal escorrendo continuamente garganta abaixo, expectoração verde-amarelada, catarro frio vindo da cabeça com aquecimento do septo do nariz para os brônquios.
• cefaléias frontais com náuseas, por debilidade, esforço mental ou físico, melhor próximo ao mar; dor severa na base do crânio, descendo para a vértice, dor de cabeça e diarréia pelo chacoalhar do carro e pelo movimento dos ouvidos; dor intensa, ardente no cérebro.
• Celulite pélvica.
• choque doloroso na base de cada pulmão.
• cistite recorrente.
• Cistos e outros crescimentos mórbidos do útero e ovários.
• coceira aguda no couro cabeludo, barba e sobrancelhas.
• coceira que incomoda muito, tem que tirar os sapatos para esfregá-los, sensível ao pressionar os pés, os quais ficam inchados e moles.
• coceira e irritação por dentro das juntas dos cotovelos, pode coçar até sangrar mas não alivia, sem erupção visível; coceira intensa, incessante e fugitiva, piora perto da noite, às vezes limitada para o lado esquerdo; coceira na raiz das mãos e por entre os dedos; coceira nas sobrancelhas, os cílios e pestanas caem; coceira intensa, incessante, fugitiva da vulva e da vagina, freqüentemente variável, muda de lugar, mas não melhora se coçando, piora ao anoitecer, piora quando pensa nisso; pontos vermelhos que coçam quando são arranhados ou ao vestir à noite, nos membros, particularmente dos joelhos para cima, nos antebraços e em volta da cintura.
• colapso, com suores frios e pele fria, apesar disso quer estar descoberto e quer que o abanem constantemente, deseja ar fresco.
• cólicas renais intensas, com dores cortantes nos ureteres e nos rins, que melhoram depois de urinar, com a sensação de que passaram cálculos e com um desejo de comer gelo.
• cólica menstrual, causando puxação para os joelhos, com terríveis dores como se fossem de parto, com pressão dos pés para suportar, como no parto.
• coluna vertebral sensível e machucada, dores ao tato, sobretudo nas vértebras lombares.
• coluna espinha com sensação de amolecimento; dolorida, fraca e rígida; dor de contração que vai dos angolas superiores do omoplata, passando pela sétima vértebra dorsal e estendendo-se direto para baixo da espinha até a nona vértebra, puxando e apertando os ombros como se os ossos tivessem sendo esmagados, piora ao mover os ombros, o pescoço ou os braços.
• condilomas sangrantes.
• congestionamento do fígado, queimação em volta das costas, como um carvão aceso, abscesso no fígado.
• conjuntivite com secreção profusa; dor nevrálgica no globo ocular, quando aperta as pálpebras juntas, dores nos olhos como se os tirassem para fora.
• constipação com fezes agudas, as defecações são de tal maneira dolorosa que arrancam lágrimas.
• contração estendendo dos olhos e encontrando no cérebro, descendo por todo o comprimento da espinha.
• convulsões no período menstrual.
• debilidade não somente mental como física, podendo chegar a sintomas de colapso.
• debilidade por caminhar, caminha curvado, tremores, espasmos e convulsões; muito cansado.
• dentes frágeis, amarelados, com bordos friáveis; facilmente cariados, sensíveis e moles, particularmente os caninos, têm as laterais serradas ou parecem giz e apodrecem facilmente.
• desmaios logo cedo.
• Diarréia pelo chacoalhar do carro.
• dedão do pé coberto por escamas como impigem, dedão do pé dolorido.
• descarga uretral gonorréica, aguda ou crônica (gota militar).
• descargas ralas pelo reto, produzindo uma intensa coceira e queimação, a qual não o deixa dormir, é pior durante a primeira parte da noite.
• diarréia biliosa, quase como disenteria, com fezes mucosas, somente pode evacuar ao inclinar-se para trás, muito doloroso, como se houvesse 1 caroço na superfície posterior do esfíncter.
• dificuldade em respirar; dor afiada no vértice do coração, dor no braço esquerdo.
• dismenorréia membranosa, menstruação acompanhada pro dores terríveis, fluído escasso, estiramento e dor na região púbica, como se o período menstrual tivesse chegando, dor queimante na parte inferior das costas e quadris durante a menstruação.
• Dispnéia e sensação de constrição; pode inspirar com facilidade, mas sem força para expirar.
• dor aguda no cotovelo quando o movimenta.
• Dor de cabeça pelo chacoalhar do carro.
• dor de cabeça nevrálgica nas têmporas e em volta da parte central do crânio, algumas vezes é terrivelmente severa, com sensação de grande peso e pressão na vértice, tem durado até 24 horas e aumentado gradualmente com violência; dor de cabeça frontal com náusea, sentindo como se uma fita apertada tivesse sido amarrada sobre a testa ao abaixar a cabeça, como se a parte frontal do cérebro fosse sair pela testa, como se a pele fosse puxada e apertada, com abundante coriza, com pressão atrás dos olhos, como se eles fosse forçados para fora, estendendo do cérebro para o pescoço.
• dor ao caminhar, que passa do ovário esquerdo para a virilha, a dor no útero piora
• Dor ardente e intensa no cérebro.
• dor na parte superior do pulmão; dor fria no pulmão; dor a