Reino:
Miasma:

MATERIA MEDICA – TIMÓTEO F. ALLEN PURE MATERIA MEDICA (PORTUGUÊS)
MUSCARINUM

REINO VEGETAL – MIASMA AGUDO SANKARAN

Um “alcalóide” de Agaricus muscarius, L.

Autoridade. S. Ringer, M.D., Lancet, 1877 (2), p. 198, treze experimentos em quatro homens, sete, três, dois e um cada um, respectivamente; 1/3 de um grão dado hipodermicamente.

OLHO. ? A lacrimação ocorreu em oito casos, chegando em alguns casos apenas à sudorese dos olhos, mas geralmente as lágrimas escorriam pelo rosto, de modo que o paciente era obrigado a enxugar os olhos. Começou em seis a dez minutos e durou geralmente de vinte a trinta minutos. Em cada caso, os alunos tornaram-se contratados, muitas vezes consideravelmente; a contração começa em cerca de quinze minutos. A visão parecia não afetada.

BOCA. ? A salivação não era tão constante quanto a transpiração; além disso, a saliva variava em quantidade mais do que a transpiração. A salivação ocorreu em onze experimentos e esteve ausente em quatro. Em três era leve, no resto livre ou profusa. Começou de dois a quinze minutos e durou de vinte a oitenta minutos.

ESTÔMAGO. ? Em três experimentos em um homem com as doses maiores, a droga induziu vômitos uma vez e uma vez náusea.

BANCO. ? Nos casos em que expurgou, a injeção entrou em vigor de dez a vinte minutos. Em dois experimentos a droga excitou uma inclinação para passar um movimento. Em quatro experimentos no mesmo homem, produziu um movimento solto, um de cor verde, embora suas entranhas tenham sido abertas naturalmente pouco tempo antes.

ÓRGÃOS URINÁRIOS. ? Em cinco experimentos, os pacientes foram obrigados a urinar de nove a quinze minutos, e dois se queixaram de dor suprapúbica.

ÓRGÃOS RESPIRATÓRIOS. ? Em cinco produziu uma tosse de hacking frequente.

PULSO. ? Em um dos nossos quatro homens, o pulso sempre foi muito rápido, nos outros três era natural. O efeito na frequência normal foi nulo, embora em um homem tenha reduzido a freqüência de dez a dezesseis batimentos.

FEBRE. ? Suar ocorreu em onze dos treze experimentos. 1/2 um grão tornou livre, enquanto doses maiores, como 3/4 de um grão e um grão, tornaram muito abundante; na verdade, às vezes era tão livre quanto a transpiração excitada por um 1/3 a um grão de 1/2 de Pilocarpin. A transpiração ficou em grandes gotas no rosto após as doses maiores, a camisola ficou encharcada e a pele encharcada. A transpiração começou em três a quinze minutos, ocorrendo mais cedo após as doses maiores. Durou de meia hora a uma hora e meia. Ao testar a reação do suor em seis experimentos, encontramos o neutro em quatro e o alcalino em dois.

@MATERIA MEDICA – Vijnovsky
MUSCARINUM

(Alcaloide de Agaricus Muscarius)

PARTICULARES

1 – (+) Excessivo lagrimeo.

2 – (+) Exceíva salivación.

3 – (+) Excesiva sudoración.