MATERIA MEDICA – CLARKE (português)
PASSIFLORA INCARNATA
REINO VEGETAL – MIASMA LUETISMO / SIFILINISMO
Introdução
Passiflora incarnata.
Flor da Paixão. N. O. Passifloracee (da aliança violenta).
Tintura de folhas frescas ou secas reunidas em maio. Extracto hidro-alcoólico fluido.
suco inspirado em pó.
Características
Passiflora não foi provado.
A ação curativa parece ser de tipo direto.
Hale apresentou-a à homeopatia, citando nos New Remedies um documento da Phares.
Phares aprendeu sua ação de W. B. Lindsay, que o usou com sucesso extraordinário no tétano do recém nascido.
Um extrato aquoso da raiz Lindsay recomendado como uma aplicação para cancro, erisipela, hemorroidasirritáveis ??e novas queimaduras.
Phares confirma a eficácia de Passi. Em erisipela (ele “nunca viu nada agir tão prontamente”), úlceras, nevralgias e tétano.
Ele cita o caso de uma velha que foi tomada com convulsões de natureza tetânica e refere-se a vários casos de tétano no cavalo curado por ele próprio e seu filho, J. H. Phares. Um de seus próprios cavalos foi apanhado com tétano, e toda a esperança de salvá-lo foi abandonada, quando Phares reuniu alguns Passi. caules, folhas e flores – batidos, umedecidos com água, expressaram dez ou doze onças e derramaram a garganta do animal através de um tubo introduzido no lado de sua boca.
Embora não se espera que vivesse meia hora, o cavalo foi encontrado pastando na manhã seguinte.
Farrington considera Passi. adequados especialmente ao tétano em países quentes, e refere-se a duas curas de Archibald Bayne de Barbados com o f e I x. Também foi usado em convulsões de crianças e outras queixas de dentição, e até mesmo em epilepsia.
J. W. Covert (Hom. News, xxii. 153) relata este caso: a Sra. X., 28, teve convulsões epilépticas por anos, de um a vinte ataques em uma semana.
A aura era uma sensação apertada no tórax.
Por tratamento homeopático, Covert conseguiu diminuir a frequência dos ataques, mas eles sempre retornariam no período menstrual.
Passi. f gtt. Vi., seis vezes ao dia, foi dado.
O próximo período foi passado sem uma convulsão, mas o paciente teve uma dor de cabeça violenta como se o topo da cabeça estivesse fora.
Isso foi rapidamente controlado por Glon. 6.
O terceiro período seguinte passou sem qualquer ataque.
E. S. Prindle (H. R., xv. 21) relaciona um caso de delirium tremens.
Um alemão, motorista de um vagão de cerveja, estava acamado com um braço quebrado, quando foi acometido com delirium tremens de um tipo mais feroz, que os remédios habituais não conseguiram controlar.
Passi. Succus foi dado agora, dois dracmas a cada meia hora.
Após o terceiro, o paciente acalmou-se e dormiu três horas.
Ao acordar, ele novamente começou a delirar, mas não tão mal como antes.
Outra colher de chá de Passi. colocou-o para dormir, e na manhã seguinte ele ficou bastante são e permitiu que o braço dele fosse tratado.
Passi. também foi usado para a insônia comum, para a inquietação das febres, para trabalhos tediosos quando o paciente fica nervoso e excitável, para interromper o hábito de Morfina, cólera infantil com agitação, excitação e espasmos, neuralgias internas e dos membros.
GC Buchanan (citado (HW, xxviii. 411) observou alguns efeitos curiosos em uma paciente, a Sra. V., a quem, ele deu doses de colher de chá para nevralgia, insônia e nervosismo “, seus olhos pareciam empurrar para fora de sua cabeça e deitar na colcha, seus calcanhares pareciam estar no ar, o alto de sua cabeça parecia levantar. “Para o observador, os olhos pareciam protuberantes.
Mais tarde, um forte ataque de hemorroidas se desenvolveu.
A dose foi reduzida a meia colher de chá, o que produziu sono e não provocou efeitos negativos.
O Live Stock Journal (28 de junho de 1901) menciona uma experiência registrada em “The Stock Poisoning Plants at Montana”: o Sr. TA Melter deu a um cavalo uma grande quantidade de videira de paixão-flor coletada três meses após a temporada de florescência e o cavalo melhorou e engordou.
Em outro momento, o cavalo obteve acidentalmente acesso a uma quantidade da mesma forragem, que, no entanto, havia sido coletada na época de floração, e comeu ansiosamente.
No dia seguinte à refeição, o cavalo foi encontrado em um estúpido estado e permaneceu, perdendo carne por seis semanas, quando morreu.
Clínico
Queimadura.
Cólera infantil.
Convulsões.
Delirium tremens.
Dentição.
Epilepsia.
Erisipela.
Exoftalmia.
Levitação.
Ciática.
Insônia.
Tétano, neonatal.
Cabeça
Dor de cabeça violenta como se o topo da cabeça estivesse fora (melhor por Glon).
O topo da cabeça pareceu sair.
Olhos
Olhos pareciam começar a sair da cabeça, parecia que ela puxava para fora da cabeça e estava deitada na colcha.
Fezes
Foi desenvolvido um forte ataque de hemorroidas.
Membros inferiores
Seus calcanhares pareciam estar no ar.
Relacionamentos
Compare: no tétano e epilepsia, Œnan., Nux. Os calcanhares parecem subir, Phos-ac.