MATÉRIA MÉDICA – Abrahcon
SANGUINÁRIA CANADENSIS
REINO VEGETAL – MIASMA SICOSE
- Agitação intensa, não pode ficar muito tempo na mesma posição.
- Agravação – estando deitado do lado direito, à noite, pelo toque e pelo movimento, pelo ruído.
- Ansiedade e inquietude à noite, grande apreensão que o impede de permanecer tranqüilo na cama.
- delírio vago e consciente ou delírio de perseguição.
- deseja ser sustentado para diminuir esta sensação nervosa vibratória que repercute em todo o corpo, esta sensação é comum nas mulheres durante a menopausa.
- dificuldade para dormir na primeira parte da noite, insônia antes da meia-noite; depois o sono é agitado, não reparador, desperta pelo menor ruído; às vezes desperta com um sobressalto, como se fosse cair.
- ganas de atirar para fora as cobertas da cama.
- idéias são confusas, a memória fraca, esquece as palavras e nomes ao escrever.
- impulsos ansiosos de suicídio.
- irritabilidade, tristeza, mal humor, facilmente excitável.
- medo de ser envenenado.
- melhoria – pelo sono e pela obscuridade, pelo frio, pelos ácidos.
- sensibilidade mental intensa, a menor contrariedade aumenta seus sofrimentos
- Transtornos climatéricos, ondas de calor e leucorréia.
- variabilidade contínua dos sintomas no sentido que o doente sofre de enxaquecas que se alternam com sintomas do peito, diarréia e constipação.
- amenorréia com ondas de calor, palpitações, dores nevrálgicas na têmpora direita, dores abdominais como se fosse menstruar.
- Ardência na faringe e esôfago; na palma das mãos e sola dos pés.
- ardor no peito como se uma secreção quente descesse do peito para o abdômen.
- Asma depois de febre do feno; asma associada a alterações gástricas.
- Bochechas com vermelhidão circunscrita, à tarde.
- Bronquite.
- Calor ardente nos ouvidos com zumbidos e tinidos pela congestão sanguínea.
- Cefaléia com náuseas, afluxo de sangue na cabeça que leva a desmaios e a um estado nauseoso importante podendo ter vômitos; dores agudas, pulsáteis, lancinantes, que se iniciam na região occipital e se estendem para se fixar na região orbitária direita; no momento da crise o enfermo não pode suportar nenhum tipo de odor, que alguém caminhe no quarto e o menor ruído lhe é insuportável; durante as crises tem vômitos de alimentos e de bile, deve permanecer deitado num quarto escuro e só melhora pelo sono; algumas vezes a dor é tão violenta que o enfermo pressiona a cabeça com as mãos ou a afunda no travesseiro; a cefaléia é acompanhada de um estado congestivo, ao começar pela manhã se inicia no occipício e atinge e se fixa sobre o olho direito, a cabeça está quente e dolorida.
- cefaléia que provoca sensação de fraqueza, falta de forças, desfalecimento, sensação de vazio gástrico, de falsa fome ou melhor, tem verdadeiramente a aversão pelos alimentos; sobrevém a cada sete dias; cefaléias provocadas por alterações gástricas, após ter comido muito ou por alimentos muito pesados e ainda pela abuso do vinho; cefaléia dos esfomeados.
- Cólicas ardentes e inchaço no abdômen com emissão freqüente de gases.
- congestão pulmonar, principalmente do lado direito.
- constipação que se acompanha de desejos ineficazes de evacuar e sensação de uma grande massa no reto.
- Coriza fluente, corrosiva e escoriante; sensação de ardor no nariz como se estivesse em carne viva e com as narinas escoriadas.
- diarréia com fezes aquosas, precedidas de cólicas e acompanhada de grande eliminação de gases; diarréia após a suspensão brusca de um catarro das vias respiratórias.
- dilatação da pupila.
- Dor de cabeça periódica, começa pela manhã, aumenta durante o dia, dura até a noite, a cabeça parece que vai explodir, ou como se os olhos fossem pressionados para fora, aliviada pelo sono; retornam no climatério, a cada sete dias.
- Dor reumática no braço e ombro direitos, dores reumáticas no ombro ao ponto de não poder levantar o braço, todos os músculos do ombro e do pescoço estão afetados; se a dor começa durante o dia ela aumenta durante a noite; dores agudas, lancinantes, com hipersensibilidade e torpor muscular.
- Dores na nuca e no pescoço, principalmente à direita, pescoço rígido; não pode virar na cama; as dores percorrem o pescoço e alcançam o deltóide e os ombros.
- Dores em locais em que os ossos são menos recobertos, como na tíbia, costa das mãos, etc.
- Erupção facial em mulheres jovens, sobretudo durante as menstruações escassas.
- fraqueza e desfalecimento, sobretudo após os vômitos, fraqueza nas pernas à noite ao passear ao ar livre.
- garganta parece estar em carne viva; deglutição difícil, sensação que vai sufocar ao engolir, devido ao inchaço da mucosa da garganta; a garganta está tão seca que a mucosa parece estar fendida.
- hemoptise após a supressão da menstruação.
- hiperexcitação do nervo auditivo, sensibilidade dolorosa aos ruídos súbitos, sensação que o doente está num trem cheio de ruídos, sensação que todas as pessoas a sua volta falam de forma rápida e confusa.
- hipersensibilidade que pode provocar desmaios, muito sensível ao perfume das flores.
- inchaço na laringe com expectoração de muco espesso e sensação de ardor e de queimação.
- Inflamação e sensibilidade de traquéia, sensação de secura e ardor na laringe com rouquidão.
- língua está vermelha e ardente, com se tivesse queimada; sensação de secura e de escoriação na língua; formigamento e picadas na língua; língua carregada por uma capa branca.
- Menstruações adiantadas, abundantes, de sangue escuro, misturado com coágulo irritantes e de mal cheiro; fluxo menstrual vermelho brilhante, com coágulos, fétido, que se torna escuro e perde então o seu odor; menstruações abundantes com cefaléias supra orbitária, sobretudo à direita.
- metrorragias na menopausa de sangue vermelho e brilhante, com coágulos fétidos, são acompanhadas das cefaléias características do remédio, afluxo de sangue na face que se torna escarlate e esta cor viva desaparece ao mesmo tempo em que aparece o suor, sensação de fraqueza e de desfalecimento.
- náuseas com salivação abundante.
- nevralgia facial que melhora ajoelhado e pressionando fortemente a cabeça no chão; dores que se irradiam do maxilar superior para todas as direções, sensação de plenitude e de dor atrás do ângulo do maxilar inferior; nevralgia no e sobre o olho direito.
- ondas de calor e alterações vaso motoras; intensa sensação de calor queimante na palma das mãos e na planta dos pés que o obrigam a sair da cama à noite.
- Ouvidos ardentes.
- Palpitações cardíacas com sensação de desfalecimento; irregularidade dos batimentos cardíacos; pulso lento, fraco e irregular.
- Pneumonia.
- Pólipos na laringe ou nariz; pólipos uterinos, fisiometria.
- pontadas agudas no lado direito do peito, próximo ao mamilo.
- pulsações na cabeça com vômitos amargos, se agravam pelo movimento.
- queimação e ondas de calor na palma das mãos e nas plantas dos pés, sobretudo à noite, é obrigado a sair da cama.
- reumatismo do braço e do ombro direito, piora na cama à noite; podemos ter todos os tipos de dores nevrálgicas: cortantes, dilacerantes, desgarrantes, como se os músculos fossem estirados, em qualquer local do organismo.
- rigidez das articulações dos dedos.
- secreções ácidas e dores ardentes; secreções escoriantes, mucosidades irritantes se formam na rinofaringite e provocam ardor na garganta.
- Secura ardente dos olhos.
- Sede intensa.
- Seios com aumento doloroso.
- sensação de ter cabelos sob as pálpebras.
- sensação de ardor com lacrimejamento no olho direito que está doloroso ao toque, seguido de coriza.
- Sensação de secura ardente nos lábios.
- sensação de calor queimante na garganta que melhora por respirar ar frio.
- sensação de ardor no estômago,no esôfago e no abdômen, que acompanham todas as alterações gástricas.
- sensação de ardor e escoriação parece que todas as mucosas estão afetadas pelo medicamento.
- sensação de pletora e dores na região hepática, alterações biliares; o fígado parece produzir bile em excesso o que é acompanhada de catarro gastro intestinal; a bile sobe para o estômago e é rejeitada na forma de um líquido esverdeado ou amarelado muito amargo.
- Sensação de queimação no peito, tosse seca, está ofegante e tem sensação de intensa secura pela passagem do ar.
- sensação de vazio, de desfalecimento gástrico, mas não é fome verdadeira já que Sanguinária tem aversão por todos os alimentos, cuja simples idéia ou cheiro lhe dá náuseas.
- sensibilidade e inchaço doloroso nos seios durante a menopausa.
- Suores noturnos.
- Tísica.
- Tosse seca, acorda durante a madrugada e não para até que se senta na cama e expele flatos.; tosse espasmódica, coqueluchóide, piora à noite, que são acompanhadas de diarréia, tosse violenta após a coqueluche com características espasmódicas e acessos; após sentir frio o indivíduo tem tosse que parece vir do estômago, já que ao mesmo tempo ele faz esforços para vomitar, sensação de ardor e diarréia; quando o indivíduo se deita com um resfriado, tem a sensação de ardor no peito, tosse violenta e cada acesso provoca na traquéia e na bifurcação dos grandes brônquios uma sensação de dor e escoriação como se uma faca os rasgasse; após a tosse numerosas e ruidosas eructações, escarros ferruginosos e sintomas de congestão pulmonar; este conjunto não é encontrado em nenhum outro medicamento.
- Vermelhidão circunscrita das faces com sensação de calor queimante nas orelhas; ondas de calor na face; inchaço da face com vermelhidão escura e sensação de rigidez.
- vertigem ao virar a cabeça rapidamente ou ao levantar os olhos.
- vômitos de líquidos ácidos, acres, ardentes, que escoriam a garganta e a boca; vômitos que não melhoram as náuseas.
MATERIA MEDICA – keynotes
SANGUINARIA CANADENSIS (sang.)
MENTE:
– Deseja ser abraçado, o que o faz melhorar.
– Sensível a luz, a ruidos, a odores.
– Ilusão de que esta numa viagem.
– Ilusão: Ela parecia estar em algum veiculo o qual se movia e a levava.
Ela esta num vagão de trem e pede que os outros a segurem.
– Tempo nublado e úmido pioram os sintomas mentais.
– Confusões que melhora com eructação.
GENERALIDADES:
– PIORA DO LADO DIREITO.
– MELHORA POR ERUCTAÇÃO, FLATOS OU VOMITOS.
– Piora com o sol.
– Piora com o climatério.
– FLUXOS DE CALOR, CONGESTãO E QUEIMAÇÃO.
– Doenças respiratorias alternam com diarréia (Dulc).
BEBIDAS E COMIDAS
– Desejos: de comida condimentada (Chin, Lac-c, Phos, Sulph).
– Aversão: a manteiga.
– Agrava com os doces.
– Melhora com os ácidos.
CABEÇA:
– DOR: DO LADO DIREITO, DO OCIPICIO AO PESCOÇO SE EXTENDENDO A TEMPORA E AO OLHO DIREITO, com congestão, pulsação, náusea e vomitos.
– Melhora ao VOMITAR, ERUPTAR, AO EMITIR FLATOS.
– Melhora deitado, pelo sono, pelo escuro.
– Piora pela luz, pelo barulho, por sons estridentes, por rapidez, pelo
climáterio.- Periodicidade de 7 dias.
FACE:
– Neuralgia facial. Dor que se extende do maxilar superior em todas as direções.
– Vermelhidão, flexes. Vermelhidão e queimação.
– Ciclos vermelhos circunscritos na face.
NARIZ:
– FEBRE DO FENO, RINITE, piora com odor de flores.
– Corisa ou obstrução, que piora do lado direito (Ars).
– Corisa sequida por diarréia.
– PóLIPOS (Kali-n, Teucr).
– Sensação de queimação.
ORELHA:
– Queimação nas orelhas.
– Pólipos.
BOCA:
– Queimação e secura.
GARGANTA:
– Inflamação, amidalite, pior do lado direito.
– Secura e queimação na garganta e pescoço. Sensação de secura e queimação na
gargantae esôfago.
– Esôfagite.
ESTOMAGO:
– Sedento.
– Vomita bile piora a cefaléia.
– Queimação no estômago. Gastrite.
RETO:
– Diarréia aumenta com a corisa.
– Câncer do reto (Nit-ac).
GENITALIA FEMININA:
– Desordem climátericas.
– Miomas úterinos.
RESPIRAÇÃO:
– Ploblemas respiratórios alternando com diarréia.
– Asma com desordem gastrícas, com queimação e refluxo.
– Asma que piora com flores.
TOSSE:
– Volta todo tempo frio.
– Tosse de origem gastríca, piora por ERUCTOS, FLATOS OU VôMITOS.
– Coceira atrás do esterno causa constante acesso de tosse.
– Tosse espasmódica após influenza ou coqueluche.
– Piora deitado.
EXPECTORAÇÃO:
– Expectoração viscosa, colorida, pouco colorida, ofenciva.
– Hemoptise por superção de menstruação.
TORAX:
– Calor e tenção, atrás do esterno.
– Queimação, dor queimante no torax, que piora com a tosse, piora do lado
direito.- Queimação, como de um fogão guente.
– Sencibilidade de mamas, antes e durante as menstruações, pior do lado direito.
EXTREMIDADES:
– DOR NO OMBRO DIREITO (Chel, Ferr-m).
Piora ao levantar o braço, a noite ao virar na cama, ao deitar sobre o ombro, e com movimento.
Agravação ao deitar na cama, as dores tortura-os, e os tornam sem descanso.
Extendendo-se, ao pescoço e a cabeça, ou descendo ao braço.
– Calor e queimação na planta dos pés e nas palmas das mãos.
DESCOBRE OS PES.
MATERIA MEDICA – Lathoud/Vijnovsky estudo
Ação Geral:
Atua fortemente sobre as mucosas as quais irrita violentamente, causando primeiro extrema secura (conjuntiva, bucal, respiratória, digestiva) Com este ressecamento alterna com uma sensação de avivamento, ardor, como se as mucosas estivessem desprovidas de epitélio. Outro efeito sobre as mucosas é a formação de pólipos que sangram profusamente.
Transtornos vaso-motores caracterizados por vermelhidão circunscrita nas bochechas, ondas de calor, afluxo de sangue na cabeça e peito; distensão dos temporais e sensação de ardor nas palmas das mãos e plantas dos pés.
Características:
Grande debilidade e prostração: falta de forças, desfalecimento, sensação de vazio de estômago, de falsa fome (tem aversão aos alimentos).
Ondas de calor e transtornos vaso-motores: grande sensação de calor ardente nas palmas das mãos e plantas dos pés, que às vezes obriga a sair do leito de noite, como Sulphur.
Secreções acres e dores ardentes.
Variabilidade contínua dos sintomas: o paciente sofre de enxaqueca, sintomas do peito, diarréia, constipação, etc.
Modalidades:
< Estando deitado sobre o lado direito. De noite. Pelo tato e movimento.
Por ruído.
> Pelo sono, escuridão. Pelo ar frio. Por ácidos. Eliminando flatos (cefaléia, tosse) ou eructos (confusão) Lateralidade direita, que logo vai da direita para a esquerda.
Sintomas Mentais:
Confusão mental, torpeza, pesadez; melhor por eructos. Estado de sonolência com olhos abertos.
Ansiedade e temor antes de vomitar. Irritável, mal humorado.
Sintomas Gerais:
Sensação de ardor nas mucosas e calor na pele. Ressecamento e ardor nos olhos, ouvidos, boca, garganta, tórax e estômago. Calor na cara, nas palmas das mãos e planta dos pés. Ondas de calor.
Pólipos.
Desejos de alimentos condimentados, picantes.
Sintomas Locais:
É um dos mais importantes medicamentos (junto com Iris versicolor) das enxaquecas ou hemicrânias que aparecem periodicamente cada 7 dias.
Começam pela manhã e vão crescendo e decrescendo de intensidade com o sol; começam na região occipital e se estendem para cima e frente para toda a cabeça, fixando-se no temporal direito e sobre o olho direito; há uma sensação de relâmpago no occipício e de estalido na cabeça; melhora por dormir ou deitado perfeitamente quieto no escuro ou pressionando a cabeça contra o travesseiro. Se acompanha de violentas pulsações na cabeça, vômitos alimentares ou biliosos, ondas de calor, rubor circunscrito nas bochechas (que ardem) e veias temporais distendidas com intensa sensação de queimação na língua.
Intensas vertigens, pior ao mover-se e girar rápido a cabeça, ao mirar para cima, ao levantar-se de uma cadeira ou de estar agachado; em tempo frio e na menopausa; com náuseas, cefaléia. Cefaléia em jejum, pior se não come em seguida.
Ressecamento e ardor nos olhos; seguidos de copioso lacrimejamento ardente. Olhos doloridos.
Grande tendência a resfriar-se. Coriza fluente pior do lado direito, com freqüentes espirros com secreção acuosa escoriante. Coriza do feno com secreção nasal abundante, acuosa e escoriante e dor ardente na raiz do nariz e sensação de congestão e às vezes ondas de calor e intolerância ao perfume das flores e aos odores fortes. Há uma alternância de sintomas característicos: quando cessa a coriza, aparece a diarréia, e vice-versa.
Rinites crônica com mucosa seca e ardente. Pólipos nasais.
Vermelhidão circunscrito nas bochechas, com ardor e orelhas vermelhas e ardentes; mais do lado direito. Cara vermelha, pior ao tossir. Plenitude ou sensibilidade detrás dos ângulos da mandíbula. Lábios secos.
Gengivas esponjosas e sangrantes. Sente a língua como queimada, mais na ponta.
Garganta seca e ardente, com a sensação de haver sido queimada por líquidos muito quentes. Ardor no esôfago.
Sensação de vazio gástrico depois de comer com aversão à comida; como fraqueza e desmaio.
Diarréia com desaparecimento da coriza (ou seguindo-a), catarros, tosse e dores torácicas.
Transtornos da menopausa, especialmente ondas de calor com vermelhidão circunscrito das bochechas. Fluxo fétido e corrosivo, ardor nas palmas das mãos e plantas dos pés que o impulsionam a descobrir-se todo na cama.
Pólipos uterinos.
Edema de glotes. Pólipos laríngeos. Tosse seca, violenta, esgotante, por ressecamento ou coceira incessante na garganta ou irritação laringo- traqueal ou formigamento laringeo estendido até detrás do esterno, que aparece depois de deitar-se ao anoitecer, que o desperta à noite obrigando-o a sentar-se na cama; melhor sentado e pior pela expulsão de eructos e flatos. Coqueluche. Severa tosse espasmódica pos- coqueluchosa. Catarro laringeo e traqueal, com irritação local.
Pneumonia direita. Hemoptises por supressão menstrual. Dor retro-esternal queimante, pior tossindo. Hidrotorax.
Dores reumáticas ou gotosas nos membros. Dor nos membros superiores e nos ombros, reumáticas, pior no direito, pior de noite, pior na cama, ou ao dar-se volta na cama ou ao levantar o braço (não pode).
Dor no deltóide direito.
MATERIA MEDICA – Tyler
Quando se pensa em dores de cabeça recorrentes, logo vem à mente Iris e Sanguinária, afora os policrestos.
Sanguinária como Iris tem uma grande reputação em dores de cabeça, mas Sanguinária é do tipo de dor de cabeça solar: começa com o nascer do sol, fica mais intensa com o passar do dia e diminui ao anoitecer. Isto não existe com Iris. Outras drogas que entram nesse caso são: Glonoinum, Natrum muriaticum, Phosphorus, Spigelia e Stannum.
Sanguinária não tem a agrides ardente de Iris e afeta mais os pulmões do que o trato digestivo, como em Iris. Sanguinária é um grande medicamento para problemas do peito; é útil mesmo em tuberculose.
Sintomas em Negrito:
A dor de cabeça começa no occipício, estende-se para cima e se instala sobre o olho direito.
Dor de cabeça periódica; começa de manhã, aumenta durante o dia, dura até o anoitecer. Sente a cabeça como se esta fosse estourar, ou como se os olhos fossem pressionados para fora. Dores latejantes e lancinantes através o cérebro, pior do lado direito, especialmente na testa e no topo da cabeça; seguidos de calafrios, náusea, vômito de comida ou bile; deve deitar-se e ficar quieto; aliviada pelo sono.
Neuralgia no olho direito e acima dele.
Pólipo nasal.
Bochechas vermelhas com queimação nas orelhas, com tosse.
Tosse seca com considerável coceira na garganta e uma sensação de rastejamento, que se estende para baixo, sob o esterno.
Irritação catarral no peito; suores noturnos; depois de um resfriado ocorrido vários meses atrás. Tosse seca e curta, causada por coceira na garganta, por várias noites depois de se deitar.
Dor reumática no braço e ombro direito; pior à noite; ao se virar na cama; não pode levantar o braço. Fraqueza no braço direito.
Lassitude, torpor, languidez, sem disposição para se movimentar ou para fazer qualquer esforço mental. Pior no tempo úmido.
Sintomas em Itálico ou Curiosos:
Ondas de calor que se estendem da cabeça para o estômago.
Sensação como de algo duro no estômago.
Cabeça como que puxada para frente; como se fosse explodir; como se os olhos fossem pressionados para fora.
Têmporas e escalpo congestionados com pulsações irreprimíveis.
Língua como se queimada; como se em contato com alguma coisa quente.
Garganta tão seda como se fosse rachar.
Como se houvesse alguma coisa viva no estômago (Croc, Thuj).
Sente a parte superior do peito como se muito cheia de sangue.
Dor severa na cabeça, na raiz do nariz, seios frontais, na mama direita, que se estende para o ombro. No lado direito do peito.
As dores são queimantes, em pontadas, constritivas.
Dores reumáticas nas partes onde há pouca carne entre a pele e o osso.
Guernsey:
Util onde existe uma dor que sobe da nuca para o topo da cabeça, descendo para a testa; este sintoma pode ocorrer sozinho, ou em conexão com algum outro problema. A dor de cabeça começa de manhã, piora durante o dia e continua até o anoitecer. Aparece a cada 7 dias (Sabad, Sil, Sulph).
Frequentemente útil pra problemas de menopausa, ondas de calor, etc.
Reumatismo do ombro direito.
Nash:
A dor de cabeça que sobre da nuca e se instala acima do olho direito (olho esquerdo = Spigelia), com náusea e vômito; melhor ao descansar num quarto escuro.
Tosse solta, com expectoração mal cheirosa; o hálito e o escarro tem mau cheiro para o próprio paciente. Às vezes dor detrás do esterno. Este tipo de tosse normalmente surge depois de bronquite severa ou de pneumonia, e parece que o paciente evolui rapidamente para a tuberculose.
Pode haver acessos de febre, com vermelhidão circunscrita das bochechas.
Sanguinária tem sido útil em pneumonia com grande dispnéia e vermelhidão circunscrita das bochechas. O pulmão direito parece estar sob sua influência, tanto em problemas agudos como crônicos.
Allen:
Sintoma curioso: Neuralgia facial, aliviada ao se ajoelhar e pressionar a cabeça firmemente contra o chão; a dor se estende em todas as direções a partir da maxila superior. Também a tosse tem a seguinte peculiaridade: tosse seca, acorda-o de noite, não cessa enquanto ele não se sentar e eliminar flatos.
Kent:
Dores de cabeça quando estas surgem a cada 7 dias; começam ao despertar de manhã, ou despertam o paciente. Começa no occipício, sobe e se instala acima do olho direito e na têmpora. O paciente deve ir para um quarto escuro e tem que se deitar. Depois o vômito de bile, muco e de comida ingerida no dia anterior; então a dor se alivia e ele dorme. Pode haver calor nas palmas das mãos e sola dos pés, que precisam ser postos para fora d cama; este é mais um aspecto marcante.
Sanguinária não é um remédio profundo, e sim um excelente paliativo.
Sanguinária tem o resfriado das rosas em Junho, é sensível às flores e aos odores; febre de feno; palmas das mãos e solas dos pés secas, enrugadas e quentes ao toque; os dedos dos pés ardem; os calos ardem; coloca as mãos e os pés para fora da cama para obter alívio (Sulph, Puls, Cham, Med).
Sanguinária sente uma fraqueza como uma fome, ainda que não por comida.
Uma sensação de fome, fraqueza, vazio. Psorinum é o principal remédio em dores de cabeça de fome, mas Psorinum quer comer e nunca é o suficiente.
Sanguinária tem uma fome, mas não por comida; aversão ao pensar em comida ou ao sentir o cheiro desta. Ocorre uma falsa fome durante a dor de cabeça.
@MATERIA MEDICA – Zissu
Ação Geral:
Remédio sobretudo agudo.
Ação de congestão vaso-motora, ativa, localizada, periódica > sobretudo cefálica, cardiovascular, nervo periférico, músculos. Esta congestão explica a sensação de queimação localizada que acompanha.
Ação de irritação seca depois catarral das mucosas e das glândulas > explicam a formação de pólipos (nariz, laringe, úteros); nas mucosas digestivas e respiratórias.
Ação sobre o fígado (congestão, diarréia biliosa) e sobre o ovário direito (alterações das regras, leucorréia, meno-metrorragias).
Ação sobre o sistema nervoso > depressão.
Tipo:
Indivíduo congestivo, mas debilitado e deprimido ao curso dos estados agudos, confinando à protração.
Sinais Etiológicos:
Frio (e umidade) > determinam um estado congestivo; sobretudo num terreno tuberculínico.
Eliminações Periódicas > variável de um órgão ou de um aparelho a outro.
Sinais Psíquicos:
Relacionado com o estado congestivo (cerebral): grande agitação, irritabilidade, facilmente excitável.
Relacionado com a depressão secundária: fadiga cerebral, torpor intelectual, deficiência de memória.
Ansiedade acompanhada de distúrbios mórbidos, com inquietude noturna originando agitação, mal humor e contrariando por nada.
Sinais Gerais:
Grande debilidade com sensação de desfalecimento.
Grande tendência a se resfriar.
Dores ardentes, com sensação de queimação localizada: ondas de calor com vermelhidão circunscrito das bochechas, sensação de ardência da palma das mãos e planta dos pés, obrigando a procurar um lugar fresco (Sulph).
Escorrimentos irritantes e acres, com ressecamento das mucosas e sensação de queimação (respiratório superior, língua, Gastro-Intestinal).
Grande variabilidade de sintomas (enxaquecas, coriza, constipação, diarréia, etc). Periodicidade dos sintomas.
Modalidades:
> Tempo frio e úmido; movimento e contato; doces; pela noite. Às 7 horas e seguindo a curva solar (enxaqueca); estando deitado sobre o lado direito (sintomas pulmonares direitos); pelo