- SECALE CORNUTUM
- REINO: NOSODIO – MIASMA: LEPROSO
- Esporão de centeio (fungo; nosódio)
- Adequado às mulheres de aparência magra, esquelética, fraca, caquética; temperamento irritável, nervoso; figura pálida, encovada. Pessoas muito velhas, decrépitas e fracas. Tudo parece frouxo e aberto.
- Agravação – pelo calor, estando coberto, num quarto quente, durante uma secreção hemorrágica.
- Angústia com palpitação; irregularidade dos batimentos cardíacos com pulso pequeno e irregular.
- demência furiosa, impulso de afogar-se; loucura ativa com grande excitação, despe-se, rasga os genitais, mete os dedos na vagina e se coça até que a mucosa sangre, todo o pudor se foi.
- Deseja ácidos, limonada.
- Desencorajamento, tristeza e melancolia, medos e angústias.
- enfraquecimento das faculdades intelectuais.
- Falta de ação.
- indivíduos murchos, emagrecidos, com tendência a ulcerações, pele doentia e agravação importante pelo calor. Face pálida com traços marcados, a pele murcha, olhos fundos e rodeadas por olheiras profundas, às vezes com um aspecto estúpido.
- melhoria – pelo frio, estando descoberto, ao estirar ao alongar os membros.
- mulheres com fibras musculares flácidas e com tendência a ter hemorragias por todos os orifícios do corpo.
- Pessoas com uma certa idade, magras, com músculos flácidos, face pálida, acinzentada, fatigada, olhos encovados, lábios contraídos, pele enrugada, murcha e fria, com expressão de tristeza e desencorajamento, estão envelhecidos e debilitados.
- sensação de adormecimento como se estivessem mortos, como se os dedos fossem de madeira. sensação de queimação, apesar da sensação objetiva de frio externo; sensação de ardor e secura nos órgãos internos, estômago, intestinos, boca, garganta, vias respiratórias e pulmões.
Doses fortes de Secale provocam contrações uterinas e o seu conteúdoé expulso, seguido de hemorragia debilitante, eliminação de grandescoágulos misturados com sangue inicialmente vermelhoe seguido de sangue negro que não coagula.
- afecções catarrais de todas as mucosas, que estão secas, sangram facilmente e secretam um líquido negro e fétido, que coagula lentamente, dificilmente, ou não se coagula.
- Ameaça de aborto, especialmente no terceiro mês, com dores prolongadas, que repuxam para baixo, expulsvias.
- anemia provocada pela hemorragias e pela tendência que tem em destruir os glóbulos vermelhos; a face destes casos é emagrecida,enrugada, com aspecto sujo, acinzentado como se há muito tempo a sujeira secasse sobre ela.
- Apetite anormal, voraz.
- Ardência em todas as partes do corpo, como se centelhas de fogo estivessem caindo sobre o paciente.
- Ardor e queimação no estômago e no abdômen.
- boca está seca, ferida, às vezes com sangramento escuro que não coagula.
- cãibras nas panturrilhas, coxas, planta dos pés e palma das mãos, contrações histéricas; os espasmos e às convulsões começam nos músculos da face; cãibras e torpor dos membros.
- Cefaléia sobre os olhos ou occipital, surda, que agrava rapidamente.
- Cólicas violentas com ventre inchado e duro; cólicas menstruais com sensação objetiva de frio em toda a superfície do corpo e intolerância ao calor.
- convulsões e espasmos generalizados em todo o sistema muscular ou em grupos de músculos.
- Debilidade intensa.
- Diarréia debilitante, abundante, aquosa, pútrida, eliminada com grande força, muito exaustiva, indolor, involuntária, ânus bem aberto.
- diarréia aquosa, enfraquecedora, com fezes como as do cólera, que são acompanhadas de cãibras e de frio no corpo, intensa fraqueza e sede ardente; fezes involuntárias, elas não param de passar pelo ânus que está aberto; a diarréia tende a vir com hemorragia intestinal, diarréia sanguinolenta, ou de sangue escuro, líquido e que coagula mal.
- dores irregulares, fracas ou ausentes durante o trabalho de parto, sem que a ação expulsiva se manifeste; inércia uterina; age sobre a fibra uterina fazendo-a contrair-se quando as dores forem fracas, suprimidas ou ineficazes nas mulheres magras, com pele enrugada, sujeitas à hemorragias.
- enrugamento senil da pele nas extremidades, como nos indivíduos velhos, magros e fracos; vasos sanguíneos estão obstruídos nestes locais, o sangue circula mal nos dedos e estes se tornam adormecidos, insensíveis e com uma coloração violeta.
- Enurese de pessoas idosas.
- epistaxe de sangue líquido, negro e fétido.
- Equimoses grandes.
- esterilidade nos casos em que o útero é incapaz de manter o feto, pela sua debilidade.
- extremidades coçam e formigam como se houvessem formigas sob a pele.
- Fome voraz, anormal, com apetite excessivo; apesar disto o enfermo está magro; podemos ter ainda, como sintoma alternante, a inapetência e aversão pelos alimentos, principalmente pela carne.
- Formigamento nos membros; formigamento dos dedos; frio glacial nas extremidades.
- fraqueza da visão, névoa, sensação de um véu frente aos olhos; catarata no inicio; opacidade da córnea, como nos casos de catarata senil.
- frio intenso em toda a superfície do corpo e entretanto o doente não pode estar coberto, já que o calor o agrava.
- Furúnculos pequenos, doloridos, com conteúdo esverdeado, amadurecem muito lentamente e se curam do mesmo modo, muito debilitantes.
- Gangrena seca, senil; gangrena com esfacelamento dos dedos.
- Gastrite.
- Glóbulos destruídos.
- hemorragias prolongadas durante as menstruações; chegando a estender-se até o próximo período, em mulheres desbotadas e enrrugadas; no primeiro dia o fluxo é considerável e o sangue é líquido, escuro e fétido; isto se prolonga por um certo tempo e depois temos uma secreção escura e líquida, que dura até o próximo ciclo, e tudo recomeça.
- hemorragia passiva de sangue escuro nas mulheres fracas e caquéticas com grande prostração e sensação subjetiva de frio na superfície do corpo; apesar disto deseja ar frio; dores ardentes no útero, que está congesto.
- hemorragias passivas de sangue líquido, escuro, fétido, que coagula dificilmente e piora pelo menor movimento; quando não existe inflamação no local o sangramento é negro e líquido.
- inflamação do útero e do ovário.
- inflamação violenta em qualquer parte do corpo.
- Irritação espinhal, rigidez na nuca.
- Leite suprimido em mulheres magras, caquéticas.
- Leucorréia esverdeada, marrom, mal cheirosa; leucorréia ardente, ofensiva e irritante.
- língua carregada, fria e lívida, ou inchada e paralisada; picadas no bordo da língua que parece estar paralisada.
- marcha vacilante, tremores, ataxia.
- Menstruações irregulares, líquido escuro, copioso, com dores pressivas, semelhantes às de parto; descarga contínua de sangue aquoso até o período seguinte.
- Micções freqüentes, dolorosas, gota a gota, que são acompanhadas de tenesmo; finalmente apresenta paralisia da bexiga.
- Músculos relaxados.
- náuseas e vômitos, estado nauseoso como mal do mar, vômitos semelhantes à borra do café.
- Olhos com anéis azulados ao redor.
- paralisa da faringe que impede a deglutição.
- paralisia das extremidades superiores com torpor e formigamento.
- Pele fria, embora não suporte ser coberta; frialdade gelada nas extremidades.
- pele seca e enrugada, com sensação de formigamento subcutâneo, como se formigas caminhassem abaixo dela; a pele tem aspecto murcho e desbotado; como recobre uma musculatura flácida, tem o aspecto de doentia, sua coloração é púrpura ou azulada, de maneira generalizada ou localizada em placas e manchas violetas, principalmente nos locais onde a circulação é fraca, ou seja, no dorso das mãos, nos pés e tíbias; nestes locais apresenta sensação de torpor e formigamento.
- pneumonia gangrenosa.
- Pulso rápido, curto, contraído e muitas vezes intermitente.
- Respiração lenta; dispnéia e opressão, com cãibras no diafragma.
- Rosto pálido, atormentado, cinzento, afundado, hipocrático, repuxado, com olhos afundados.
- sangramento da garganta, pulmões, reto, bexiga; a urina é escura como tinta.
- Sangramento nasal de sangue escuro, líquido, que coagula rapidamente, com pulso pequeno, fino e intensa prostração; podemos encontrar estes sintomas nos idosos, alcoólatras e mulheres jovens fracas.
- Sangramento prolongado ao menor ferimento; descarga de sangue líquido, sereso, com forte tendência a se putrefar.
- Sangue fino, escuro, aquoso, abundante.
- sensação de formigamento sob a pele da face; contorções espasmódicas, cãibras e convulsões, que começam na face para atingir todo o corpo.
- sensação de frio ao longo das costas.
- sonolência difícil de vencer ou, ao contrário, insônia, sono alterado por pesadelos angustiantes.
- Timpanismo.
- torpor e sensação de ardor ao longo de toda a coluna vertebral; junto com o estado parético temos emagrecimento geral ou somente do membro afetado.
- tremores que começam na face e se estendem para todo o corpo.
- úlceras varicosas com dores ardentes; formação de escaras, as ulceras crônicas apresentam-se com um aspecto estranho, brilhante, escuro, enrugado e secam sem que se forme granulações; de repente aparecem granulações negras e indolentes que finalmente se esfacelam e descamam lentamente; todos esses sintomas são acompanhados de sangramento negro e fétido.
- Urina pálida, aquosa ou sanguinolenta, urina suprimida.
- Vasos flácidos.
- vertigem, peso e pontadas na cabeça.
- Vesículas de sangue.
MATERIA MEDICA – CLARKE (PORTUGUÊS)
Introdução
Secale cornutum
Esporão de centeio. Ferrugem de Centeio. (O preto, hornlike esporeiam em qual os grãos de Centeio (cereale de Secale, N. O. Gramineae) é mudado pelo fungo purpurea de Claviceps.) N. O. Fungos. Tintura das esporos frescos coletados logo antes colheita.
Generalidades
Para reclamações femininos principalmente, e especialmente aoocorrer em fêmeas magras, esqueléticas, enrugadas ou crianças.
Pele está fria, mas o paciente não deseja ser coberto.
Vomitos copiosos de uma mistura de grosso, negros, atirados, materia biliosa, e enlodado.
Gangrena seca, particularmente em lado de direito, começando em dedos do pé e correndo para cima o membro.
Amaurose que acontece em característica de pacientes desta droga, audição dificil, cor azul ao redor de olhos.
Pior por puxar os membros, especialmente em dificuldades de crianças de berço.
Melhor por estirar os membros.
Puxando, rasgando, e formigando nos membros e juntas.
Dores espasmódicas violentas e vagantes.
Câimbras em pernas, braços, e tórax.
Sensação ardente em todas as partes do corpo, como causadas através de faíscas.
Espasmos tônicos, de todos os músculos extensores.
Tétano.
Convulsões epileptiformes.
Atrofia geral e emaciação.
Emaciação rápida de partes paralisadas.
Andadura instável, mobilidade do corpo inteiro, trêmulo, afundamento rápido de força.
Colapso quando o paciente não puder agüentar coberta.
Síncope.
Grande cansaço e indolência.
Paralisia.
Mortificação completa de algumas partes através de sphacelus ?.
Afecção em geral de lado direito, membros dobrados, sensação de morte em qualquer parte.
Perda de sensação ao longo do corpo.
Causas:
Levantando (aborto causas de).
Trauma (causa gangrena pior).
Excesso sexual.
Características:
Centeio e gramas são aptos de ser afetados com a doença de ergot em estações de umidade, e quando crescido em umidade, terras mau drenadas.
Se criando vacas são rodadas em pastos onde gramas infetadas crescem que eles são muito responsáveis para derrubar os bezerros delas.
Ergot foi conhecida como um remédio de prturiente desde de tempos remotos.
Suas outras ações foram a maior parte aprendidas das epidemias terríveis de “”Ergotismo”” que devastou distritos nos quais Centeio infetou com ergot ocasionalmente foi moido em farinha e foi comido pela população.
Morte acontece em convulsões, ou então de gangrena e esgotamento conseqüente, ou de hemorragias exaustivas ou descargas, como diarreia.
Muitos que escapam morte imediata são reduzidos a um estado de caquexia do qual eles nunca recuperam, é paralisado, tenha membros torcidos e sentidos prejudicados.
Em geral o doente retém um intelecto claro e um bem, mesmo anormalmente bom, apetite até o final.
Os sintomas nervosos de secale são convulsivos.
O corpo é às vezes rígido, às vezes rigidez alterna com relaxamento.
Isto especialmente é visto nas mãos que ou são apertadas ou têm os dedos esparramadas extensamente separados (um sintoma chave).
Os músculos da face e abdômen contraídos.
Há incontinência ou retenção de urina.
Vomitos espasmódicos, o estômago é violentamente contraído.
Pela igual ação nos nervos vasomotores é contração primeiro e então dilatação dos vasos sanguíneos, os dedos viram preto azulado.
Esta estagnação conduz para gangrena seca das partes.
Secale seca para cima a pele, faz secar e endurecer com aparência pálida.
É adaptada entretanto para magreza, mulheres esqueléticas, fracas de parecer caquéticas, mulheres de temperamento irritável, nervoso, de semblante pálido, afundado.
Para pessoas muito velhas, decrépitas.
Por outro lado, também é adaptado para: Irritável, sujeitos pletóricos.
Mulheres de fibra muscular muito frouxa, tudo parece solto e aberto, nenhuma ação, vasos sanguíneos frouxos: hemorragias passivas, fluxo copioso de sangue ralo, preto, aguado.
Secale diminui o poder coagulador do sangue, e produz uma diátese hemorrágica, hemorragia persistente, ofensiva.
Feridas pequenas sangram persistentemente.
Purpura vem com esta categoria.
Uma característica principal de secale que determinará sua seleção em muitos casos é: “” pior pelo calor externo.”” Isto aplica-se a cólera, purpura, gangrena, e qualquer condição que podem apresentar sintomas de secale. Em casos de cólera adaptada a secale. o paciente tem frio, quase sem pulso, há contração espasmódica de músculos em várias partes (especialmente dedos estendidos), olhos afundados, características oprimidas, superfície duras, murcha, seca, como se nenhuma umidade fosse retida no corpo.
Embora frio ao toque, não pode agüentar para ser coberto. obs É IMPUDICO QUER FICAR NÚ.
Apesar desta frieza, secale. tem ardente entre suas sensações características: queimando em todas as partes do corpo como se faíscas estivessem caindo no paciente.
Outra sensação característica é entorpecimento, enquanto formigando como se formigas que rastejam por toda parte, melhor por esfregar.
Isto pode acompanhar hemorragias.
Perda de outros fluidos, debilidade, ou afetos de pele.
Nas fases posteriores de secale há anestesia.
As descargas são exaustivase e ofensivas.
Diarréia é peculiar, involuntário, com ânus largamente aberto.
Os furúnculos nos quais secale são indicados são pequenos e dolorosos, com conteúdos verdes, amadurecendo muito lentamente, cura lentamente, e são mesmo enfraquecedores.
Os olhos são afetados de vários modos: Conjuntivites pustulosas, supuração da córnea, pupilas dilatadas, distorção, e estrabismo, ptosis, lágrimas supremidas.
Catarros foram causas em muitas observações.
“”Pr calor”” a indicação principal estará em muitos casos vistos de secale. Bócio exoftalmico foi curado com ele, o coração que é atuado por secale como outras vísceras ocas, e palpitação violenta induzida.
Secale tem uma grande afinidade pelo útero, se gravido ou não.
Embora seu uso em doses ordinárias em prática obstétrica se prestasse com perigo, pode ser usado em suas indi
cações homeopáticas com segurança perfeita.
É indicado: (1) em aborto ameaça, especialmente ao terceiro mês, prolongado, dores para abaixo, forçando.
(2) durante trabalho quando as dores são irregulares, muito fracas, fracas, ou cessando, tudo parece solto e abre, mas não há nenhuma ação de expulsiva, desfalecendo.
(3) para depois de-dor quando muito longo, muito excessivo, ou quando há contração em ampulheta do útero (útero de couvelaire?).
(4) para supressão ou não aparecimento do leite.
A menstruação de secale é irregular, copiosa, escura, fluida, acompanhado por trabalho-como dores no abdômen, pode haver uma descarga aguada contínua de sangue durante o tempo inteiro entre os períodos.
Teste registra este caso: Uma senhora, 50, gorda, carne muito macia, teve fluxo que nada poderia parar.
Depois de várias tentativas inúteis, Teste deu doses grandes de secale com escasso efeito.
O paciente pediu doses infinitésimas.
Naquele momento Teste não tinha nenhuma fé em infintesimals, mas ele rendeu-se ao pedido da paciente, e deu uma gota dos 6º.
O fluxo cessou imediatamente e permanentemente.
Sensações estranhas de secale são: Como se intoxicado enquanto despindo.
Como se olhos fossem espasmodicamente girados.
Como uma massa sólida no nariz.
Como se língua paralisasse.
Como se havia um pouco de resistência para ser superado na fala.
Como um peso pesado em estômago.
Região de estômago como se contraído.
Ânus como trancado.
como se testiculos fossem puxados até o anel inguinal.
Útero como se queimado.
Como se conteúdos de útero caíssem adiante.
Como se ar macio estivesse rastejando nas costas.
Como se sacro fossem forçados fora.
Como se algo rastejando vivo debaixo de pele.
Como se dedos adormecidos.
Como se membros tivessem estado muito tempo em água quente.
Como se faíscas de fogo que cai em partes diferentes.
Como se ratos que rastejam debaixo de pele.
Sentimento penugem em membros.
Secale é indicado em supressões: lágrimas, loquios, leite, suor.
Tenha sede com boca seca ou queimando.
Limonada desejos e coisas azedas.
Aversão a gordura e carne.
Os sintomas são: pior pelo toque. Deitado melhora dobrado para cima na cama.
Movimento e qualquer esforço piora.
Vertigem causa tonteira.
Muitos sintomas (câimbras, contrações) noite piora.
afundamento periodico as 3 da manhã
Ar livre melhora.
Quer ser abanado.
Aplicações quentes piora.
Bebida quente piora.
Bandagens molhadas no parto melhora.
Aplicações frias melhora.
Pior depois de comer. Todos os sintomas pioram logo antes menstruar.
O lado direito é predominantemente afetado.
Clínica:
Aborto, ameaça.
Depois de dor.
Albuminuria.
Ânus, incontinência de, aberto.
Astenopia.
Bexiga, paralisia de.
Forúnculos.
Carbúnculos.
Catarata.
Frieiras.
Cólera, infantum.
Coreia.
Convulsões.
Câimbras.
Diabete.
Diafragma, caimbra em.
Diarréia.
Distorções.
Disfagia.
Epilepsia.
Epistaxis.
Pés, câimbras em, queimando de, frieza de.
Fibroma.
Gangrena.
Gastrites.
Glândulas, Inchação de, supuração de.
Bócio.
Hematuria.
Hemorragias.
Diatese hemorrágica.
Coração, palpitação de.
Soluço.
Histeria.
Impotência.
Fígado, aumento do.
Loquios, fedorento.
Lumbago.
Menstruação, excessiva.
Metrorragia.
Leite supressão de.
Aborto.
A doença de Morvan.
Mielite difusa.
Unhas, degeneração de.
Neuralgia.
Suores noturnos.
Entorpecimento.
Esofagite.
Ovários, tumores de.
Paralisia, pos diftérica espasmódica.
Placenta, reida.
Hemorragia pós-parto.
Gravidez, falsas dores de.
Purpura.
A doença de Raynaud.
Varicela hemorragica.
Irritação espinhal.
Gaguejando.
Estômago, câncer de.
Estrabismo.
Constrição espasmódica.
Trombose. língua, mordendo de.
Febre tifóide.
Úlceras.
Útero, inércia de, neuralgia de, prolapso.
Mente:
Desânimo e timidez.
Grande ansiedade.
Tristeza e melancolia.
Grande angústia.
Furor, com desejo para pular para dentro da água.
Loucura e inclinação para morder.
Medo de morte.
Mania.
Fraqueza das faculdades intelectuais (condição estúpida, meio-sonolenta, gemendo).
Alienação mental.
Delírio.
Perda de consciência.
Consciência parece continuar à última respiração, e logo antes morte parece como se o paciente melhoraria.
Cabeça:
Cabeça confusa e estúpida (inconsciência com sono pesado, precedeu formigando em cabeça e membros, em hemorragias do útero).
Sensação como de intoxicação enquanto despindo.
Vertigem como de intoxicação.
Estupefação, com formigar em cabeça e dor em membros que são pior por movimento.
Diminuição e perda de sentido, visão, audição, etc.
Sentimento estranho de leveza de cabeça, especialmente no occipúcio.
Ataques de vertigem de tipos diferentes, também crônico.
Dor de cabeça com entorpecimento e confusão dolorosa, especialmente no occipúcio.
Dor de cabeça de semilateral (esquerda).
Cabelo queda do.
Couro cabeludo dolorido.
Gira para lá e para cá a cabeça.
Olhos:
Globos oculares penetrados as covas profundamente, e cercados através de margens azuis (OLHEIRAS).
Epasmodicamente contraídas as pupilas ou então dilatadas.
Olhos convulsionados.
Piscando.
Dor em olhos, com sensação de
como se espasmodicamente girassem.
Fixo, com olhar.
Catarata, dura, ou macia, com dor de cabeça, vertigem, e zumbido nos ouvidos.
Supuração da córnea, pior por aplicações quentes.
Secreção suprimida de lágrimas.
Olhos amarelos.
Cegueira completa.
Dupla ou visão tripla.
, Manchas e um véu antes da visão.
Fraqueza de visão.
Centelhas antes dos olhos e nebulosidade de visão.
Bócio exoftalmico.
Ouvidos:
Zumbindo e rugindo em ouvidos, e dificuldade de audição.
Sensibilidade imprópria de ouvir, até mesmo som mais leve re-ecoou em cabeça e fez que ela estremecesse.
Surdez passageira.
Nariz:
Espirrando.
Nariz com sensação de tapado (obstruido) com secreção aquosa por ele.
Narina esquerda obstruida como uma uma massa sólida.
Nariz sangrante, sangue escuro, corre continuamente, com grande prostração, pequeno, como um fio, em pessoas velhas ou bêbedos, em mulheres jovens, por debilidade.
Face:
Face descorada, pálida, amarela, pálida, com olhos escavados e cercados por um círculo azul (OLHEIRAS).
Características distorcidas.
Manchas lívidas em face.
Face de um fundo vermelho.
Inchação da face.
Formigamento na face.
Testa quente.
Contração muscular, normalmente começa na face e então espalha-se no corpo por toda parte, enquanto às vezes aumentando a dançar e saltar.
Lábios azulados ou mortal pálido.
Lábios e boca contraídos dolorosamente (distorção espasmódica, riso sardônico).
Boca:
Respiração muito ofensiva.
Secreção aumentada de saliva.
Boca seca com sede.
Hemoptise.
Sanguinolenta ou espuma verde amarelada antes da boca.
Língua descorada, marrom ou preta, ou então carregada com uma camada grossa (de muco).
Formigamento doloroso em língua e garganta.
Inchação na língua.
Fala gaga, envergonhada, indistinta, fraca, como isto a língua foi paralisada, ou havia resistência para ser superado.
Contrações na língua.
Freqüentemente morde língua.
Dentes:
Trismo.
Moendo os dentes.
Dentes frouxos e queda de dentes.
Sangramento de gengivas.
Dentição difícil.
Garganta:
Secura da garganta.
Sensação ardente ou formigamento rastejamento problemático na garganta.
Faringite folicular, falces superior com exudação follicular.
Paralisia dos músculos de engolir e falar, em perigo de sufocar.
Inflamação do esôfago.
Estômago:
Arrotos freqüentes.
Aversão especialmente para carne e coisas gordurosas, e náusea.
Náusea contínua, pior depois de comer.
Náusea e inclinação para vomitar.
Soluços.
Vomitos e náuseas de matéria biliosa, cru.
Vomitando fácil.
Vomitando de comida, com grande debilidade.
Vomitando de lumbrigas.
Vomitando de muco.
Vomitando de bílis preta.
Vomitando de marrom escuro, fluido cor de grãos de café, de toda a co